Prova da Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - Santa Catarina - Pedagogo - AMEOSC (2019) - Questões Comentadas

Limpar Busca

A organização prévia dos conteúdos é o que vai permitir apresentar a matemática de forma ordenada, relacionada e acessível, de modo que sirva para estruturar o pensamento, para interpretar e intervir na vida cotidiana e para assentar as bases do conhecimento matemático posterior. Segundo a noção da construção do raciocínio matemático, é correto afirmar que:

  • A O raciocínio matemático é um mecanismo dos processos cognitivos superiores que isola questões deturpantes da ordem exata de um resultado, sendo a totalidade do pensamento lógico humano.
  • B É de extrema importância o uso de materiais concretos, das formas e das quantidades moldáveis, tais como massa de modelar, líquidos, lápis de cor, desenhos e pontinhos, trabalhando a percepção nas crianças, do concreto ao abstrato.
  • C Ao educador cabe mostrar como a matemática está implícita no dia a dia da criança, tornando seu aprendizado muito mais significativo e fundamentado na supressão da transversalidade do tema.
  • D As diferentes formas de apresentar matemática às crianças precisam ser unificadas em uma metodologia universal e abrangente que garanta o aprendizado defectivo.

Piaget afirma que o real existe fora do sujeito, mas que é preciso reconstruí-lo para conquistá-lo. Em seu livro Construção do real na criança ele defende que os processos de formação de conhecimentos se dão através do:

  • A Processo de assimilação das noções de objeto, espaço, tempo e causalidade, essenciais ao conceito de real e inerentes ao ser humano.
  • B Conhecimento acerca das representações dos objetos e a noção de que sua existência depende das nossas relações cognitivas.
  • C Distanciamento de seu egocentrismo e de suas percepções e ações imediatas, um processo de descentração.
  • D Discernimento sobre a origem de o conhecimento estar não na razão, mas sim na experiência da criança.

Segundo a abordagem da epistemologia genética que trata do desenvolvimento humano, a compreensão dos mecanismos de constituição do conhecimento equivale à compreensão dos mecanismos envolvidos na:

  • A Aprendizagem primária.
  • B Formação do pensamento lógico.
  • C Aquisição ativa do pensamento.
  • D Acomodação e equilíbrio operacional.

A psicopedagogia, se utilizando de uma visão construtivista, vê o erro escolar como:

  • A Reinvenção da aquisição de conhecimento a partir da aceitação do erro sistemático como componente de uma metodologia integral de ensino-aprendizagem.
  • B Método de avaliação da qualidade do ensino, podendo apontar defasagem no material didático, na metodologia ou até no desenvolvimento do aluno.
  • C Dispositivo a ser superado para alcançar um nível de elaboração mental superior através da redescoberta do conhecimento, e não de sua reinvenção.
  • D Parte importante na prática educativa, na qual se valoriza a possibilidade do aluno vir a aprender, incorporando a não aprendizagem como parte do processo.

Acerca da teoria de Lev Vygotsky, leia as proposições abaixo: I - Nosso aparato biológico é essencial e exclusivo na aquisição de conhecimento, identificando o indivíduo que vai apresentar um bom processo de aprendizagem e o que terá dificuldades; II - Uma criança não tem, por si só, instrumentos para percorrer sozinha o caminho do desenvolvimento; III - O processo de socialização está intrinsecamente conectado ao desenvolvimento psicológico e mental da criança, agindo através da internalização de conceitos promovidos pela aprendizagem social; IV - A zona de desenvolvimento real é determinada pela capacidade de resolver problemas com ajuda de outras pessoas, e é nela que a aprendizagem acontece. Dos itens acima:

  • A Apenas os itens II e III estão corretos.
  • B Apenas os itens I e III estão corretos.
  • C Apenas os itens I e IV estão corretos.
  • D Apenas os itens II, III e IV estão corretos.