A organização prévia dos conteúdos é o que vai permitir apresentar a matemática de forma ordenada, relacionada e acessível, de modo que sirva para estruturar o pensamento, para interpretar e intervir na vida cotidiana e para assentar as bases do conhecimento matemático posterior. Segundo a noção da construção do raciocínio matemático, é correto afirmar que:
-
A O raciocínio matemático é um mecanismo dos processos cognitivos superiores que isola questões deturpantes da ordem exata de um resultado, sendo a totalidade do pensamento lógico humano.
-
B É de extrema importância o uso de materiais concretos, das formas e das quantidades moldáveis, tais como massa de modelar, líquidos, lápis de cor, desenhos e pontinhos, trabalhando a percepção nas crianças, do concreto ao abstrato.
-
C Ao educador cabe mostrar como a matemática está implícita no dia a dia da criança, tornando seu aprendizado muito mais significativo e fundamentado na supressão da transversalidade do tema.
-
D As diferentes formas de apresentar matemática às crianças precisam ser unificadas em uma metodologia universal e abrangente que garanta o aprendizado defectivo.