Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina - Professor - Educação Física (2021)

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Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Julgue as assertivas seguintes:
I.Em: "Para brincar temos o pátio e o bar da escola, a casa". - sublinhamos substantivos que concordam em gênero e em número com os artigos definidos que os antecedem. II.No período: "Estudar não é brincar, é trabalho". - temos verbos de primeira conjugação, sendo um trissílabo e um dissílabo, ambos oxítonos, no período, temos um verbo escrito com encontro consonantal e um substantivo com encontro consonantal e dígrafo. III.No período: Realizando todas as coisas¹ que constituem o termo² tão em voga e tão mal aplicado: 'cidadania'³. - sublinhamos três objetos diretos. IV.A oração: "Em tudo isso, estamos melancolicamente atrasados". - sublinhamos pronomes demonstrativos e adjetivo com sentido semântico de arcaicos. V.Em: "Como deveria ser uma boa escola?" - sublinhamos conjunção com ideia causal
Estão corretas, Apenas:

  • A I, III e IV.
  • B II e III.
  • C II e IV.
  • D II, III e IV.
  • E I e II.

Marque a alternativa com informação INCORRETA.

  • A Lya Luft, enunciadora da mensagem do texto, expõe o foco temático somente a partir do (4º§), embora com pertinentes restrições.
  • B O primeiro período do (1º§) inicia com substantivo abstrato polissílabo oxítono, com ditongo nasal decrescente, enunciando a condução da opinião da voz do texto.
  • C A palavra: "Verdadeiro " se opõe ao sentido de " hipócrita".
  • D Nos períodos que compõem o (1º§), há períodos centrados na exposição da visão da enunciadora sobre educação.
  • E O título do texto é formado por frase nominal, cujos termos concordam em gênero e em número.

Marque a ideia que se comprova no período: "Educação é algo bem mais amplo do que escola".

  • A Condicional.
  • B Proporcional.
  • C Causal.
  • D Comparativa.
  • E Concessiva.

Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Em seguida, marque a alternativa correta.
(__)O (2º§) inicia com sujeito elíptico, identificado pelo verbo de primeira conjugação seguido de advérbio que modifica o adjetivo com função sintática de predicativo.
(__)Nos termos sublinhados no trecho: "que lhes desse esperança de que retidão, dignidade, incorruptibilidade, ainda existem". - identificamos, respectivamente: pronome oblíquo com função sintática de objeto indireto, preposição imposta pela regência nominal, substantivo abstrato trissílabo paroxítono sem acento gráfico que justifique a tonicidade.
(__)O primeiro período do (3º§) inicia com elemento coesivo adversativo, contém uso de crase imposta pela regência do verbo de terceira conjugação, apresenta dois pontos antes de oração interrogativa.
(__)O primeiro período do (4º§) está escrito com elementos coesivos que enunciam ideia comparativa.
(__)A oração do (4º§): "Projetos inúteis que se nos apresentam". - pode ser reescrita sem alterar o sentido semântico contextual, assim: "Projetos inúteis que são apresentados a nós".

  • A F, V, F, F, V.
  • B V, V, V, V, V.
  • C V, V, F, F, V.
  • D F, F, V, V, V.
  • E V, F, V, V, F.

Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Em seguida, marque a alternativa com a série correta.
(__)Sublinhamos no período, respectivamente: "O chamado terceiro grau, a universidade, incluindo conhecimentos especializados, tem seu fundamento eficaz nos dois primeiros". - numeral ordinal, substantivo e adjetivo polissílabos paroxítonos, concordando em gênero e em número, contração prepositiva.
(__)O período: "Estamos tristemente carentes de bons modelos, e o sucesso da visita do papa também fala disso : ..." - a primeira oração inicia com sujeito elíptico e destaca contração prepositiva imposta pela regência verbal.
(__)A oração: "Dizem que nossa economia floresce" - inicia com exemplo de sujeito indeterminado e destaca conjunção subordinativa integrante.
(__)Todos os termos sublinhados no período: "Não tinham cultura nem base alguma, e ainda assim faziam a faculdade, alguns com sacrifício, deixando-me culpada quando os tinha de reprovar". - pertencem à mesma classe gramatical e são invariáveis.

  • A V, V, V, F.
  • B F, V, F, V.
  • C F, F, V, V.
  • D V, V, V, V.
  • E V, F, V, V.