Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Palma Sola - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental (2021)

Limpar Busca

Leia o trecho abaixo tirado da BNCC e responda:
“Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.”
A descrição aponta para especificidades do aluno recém-ingressado nos anos iniciais do ensino fundamental, e aponta como essencial nesta etapa:

  • A Articular experiências vividas no ensino infantil, valorizando situações lúdicas de aprendizagem
  • B Articular a experiência docente com as diferenças individuais dos alunos, de modo a paulatinamente homogeneizar a turma.
  • C Articular o currículo escolar com as necessidades de aprendizagem de cada aluno, impondo-os em novos saberes.
  • D Articular os conteúdos com saberes populares, paulatinamente substituindo-os pelo saber escolar.

A BNCC defende que ao longo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a progressão do conhecimento ocorre da seguinte forma:

  • A Pelo domínio da linguagem escrita e falada segundo as normas gramaticais formais, e pelo domínio das operações de cálculo.
  • B Pela apropriação de conhecimentos baseados em modelos científicos e em sua aplicação cotidiana, abandonando crenças e saberes considerados pseudocientíficos.
  • C Pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças
  • D Pela substituição da educação familiar e inclusão dos paradigmas norteadores dos currículos escolares, a fim de edificar uma educação cidadã.

O ensino de artes elenca quatro linguagens em seu componente curricular, Artes visuais, Dança, Música e Teatro. Nos anos iniciais do ensino fundamental, é correto afirmar como Objeto de conhecimento da Unidade Temática de Dança:

  • A Linguagem corporal.
  • B Processos de criação
  • C Ritmos brasileiros
  • D Coordenação

Em qual unidade temática do ensino de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental são trabalhadas ideias de regularidade, generalização de padrões e propriedades da igualdade?

  • A Números
  • B Probabilidade e estatística
  • C Grandezas e medidas.
  • D Álgebra

Tendo em vista as competências específicas de linguagem para o ensino fundamental, considere:
I. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais;
II. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva;
III. Utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação, com exceção de libras, que é trabalhado com alunos do AEE.
Estão corretos:

  • A Todos os itens estão corretos.
  • B Apenas os itens I e III estão corretos.
  • C Apenas os itens I e II estão corretos.
  • D Apenas o item II está correto.