Prova da Prefeitura Municipal de Mondaí - Professor - Matemática - AMEOSC (2021) - Questões Comentadas

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Leia as sentenças abaixo. (__) Para Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que lhe é subordinada e apenas uma das suas formas de expressão. (__) Para Vygotsky, a aquisição da linguagem pela criança modifica as suas funções mentais superiores, dá forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planeamento da ação. (__) Para Piaget, o pensamento e linguagem são processos interdependentes após o desenvolvimento de certas habilidades motoras. (__) Para Vygotsky, a formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensório-motores, pelo que só ocorre depois de a criança ter alcançado um determinado nível de habilidades mentais. Considerando V como verdadeiro e F como falso, a sequência correta para as sentenças acima é:

  • A V – V – F – F.
  • B V – F – F – V.
  • C F – V – V – F.
  • D F – F – V – V.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias elegeu três competências para a etapa do Ensino Médio: I. Representação e comunicação, que envolvem a leitura, a interpretação e a produção de textos nas diversas linguagens e formas textuais características dessa área do conhecimento. II. Investigação e compreensão, competência marcada pela capacidade de enfrentamento e resolução de situações-problema, utilização dos conceitos e procedimentos peculiares do fazer e pensar das ciências. III. Contextualização das ciências no âmbito sociocultural, na forma de análise crítica das ideias e dos recursos da área e das questões do mundo que podem ser respondidas ou transformadas por meio do pensar e do conhecimento científico. Está correto o que se afirma em:

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Matemática:

  • A Tem valor formativo não instrumental, pois diz respeito à estruturação do pensamento e do raciocínio dedutivo em uma disciplina de caráter teórico.
  • B Deve ser vista pelo aluno como um conjunto de técnicas e estratégias para serem aplicadas exclusivamente na área de Ciências Exatas, tanto no nível básico como no superior.
  • C Se trata de capacitar os alunos para possuírem muitas e sofisticadas estratégias de cálculo e de raciocínio lógico.
  • D Contribui para o desenvolvimento de processos de pensamento e a aquisição de atitudes, tais como o hábito de investigação e desenvolvimento da criatividade.

Se 5x² – 15x = 0, então:

  • A x = 5
  • B x = 0 ou x = 3.
  • C x = 1 ou x = –1.
  • D Não há raízes reais.