Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Jacaraú - Agente Administrativo (2020)

Limpar Busca

Do ponto de vista da estruturação linguística, avalie a veracidade das proposições com relação às estruturas oracionais.
( ) Três orações compõem a fala do primeiro personagem. Entre a segunda oração e a terceira, que é iniciada pelo conector E, depreende-se uma relação de causa e consequência. Quanto à relação entre a primeira e a terceira, é de adversidade. ( ) A versão escrita da fala do segundo personagem, seguindo o mesmo raciocínio da fala do primeiro personagem, resultaria em: “Eu trabalhava como segurança, protegendo a mata; mas, uma vez que veio o desmatamento, fiquei sem mata. Ou ainda: “Eu trabalhava como segurança, protegendo a mata; mas fiquei sem mata porque veio o desmatamento”. ( ) A versão escrita da primeira fala do personagem, conforme a lógica estabelecida – oração principal, oração adversativa, oração causal e consecutiva – resultaria em: “Eu trabalhava como segurança, mas, embora viesse a crise, perdi o emprego.” Ou, em outra ordem: “Eu trabalhava como segurança, mas perdi o emprego, embora viesse a crise”.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

  • A F, F e V.
  • B F, V e F.
  • C V, F e V.
  • D V, V e V.
  • E V, V e F.

Analise as afirmações a seguir com relação à estruturação sintática das orações:


I- Em: “veio a crise”, temos sujeito determinado posposto ao verbo.

II- Os verbos PERDER E FICAR nos dois balões estão conjugados no pretérito perfeito, indicando um acontecimento passado, de caráter pontual.

III- O constituinte “desmatamento” tem a função sintática de objeto direto.

IV- Em: “fiquei sem mata”, a função sintática do constituinte “sem mata” é de predicativo do sujeito.

V- Os constituintes “como segurança” e “como sucupira” correspondem a advérbios de modo.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A I, II, IV e V.
  • B II e III.
  • C IV e V.
  • D I, III, IV e V.
  • E III.

Após a leitura dos dois textos que seguem (notas jornalísticas – Isto é, 05/02/20), analise as proposições relativas aos aspectos estruturais e as classifique como (V) para verdadeiras ou (F) para falsas:
TEXTO I: Mello deixa STF
O STF vai ficar um bom tempo só com dez ministros. É que Celso de Mello estará de licença médica até o próximo dia 19 de março, em função de uma cirurgia no quadril feita na semana passada no Hospital Sírio Libanês. Pode ser que nem volte mais. Em novembro, quando completará 75 anos, vai se aposentar e Bolsonaro indicará outro para seu lugar.
TEXTO II: Jorginho na vaga?

Os que querem Moro no STF podem se surpreender. Bolsonaro está disposto a indicar o nome de Jorge Oliveira, atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, para o lugar de Mello, “traindo” o compromisso assumido com o ministro da Justiça. Jorginho, como é chamado pelo presidente, tem OAB desde 2013 e só apresentou 7 processos à justiça.
( ) No texto I, a expressão “é que” introduz uma justificativa para a informação precedente, sobre a redução no número de ministros no STF. ( ) Na última frase do texto I, o pronome possessivo em: “Bolsonaro indicará outro para seu lugar” faz remissão ao termo “Bolsonaro”. ( ) Na primeira frase do texto II, o sujeito do verbo “podem” é “os que querem Moro no STF”, tendo como núcleo o pronome demonstrativo “os”, equivalente a “aqueles”. ( ) No texto II, há uma relação de sentido de explicação entre os dois períodos iniciais, de modo que admitiria o emprego do conectivo “pois” para estabelecer a coesão sequencial. ( ) O sufixo “inho” tanto pode se revestir de um valor afetivo como irônico. No último período do texto II, o emprego do diminutivo reflete afetividade, de ambas as partes - da perspectiva do presidente bem como da do redator da matéria.
A sequência CORRETA de avaliação é:

  • A V, F, V, F e V.
  • B F, F, V, V e V.
  • C V, F, F, V e F.
  • D V, F, V, V e F.
  • E F, V, V, V e F.

Com relação ao plano conteudístico, os três parágrafos do texto contemplam quatro tópicos temáticos (dois distribuídos no 1º parágrafo). Avalie se há correspondência entre os tópicos dispostos na sequência abaixo e o conteúdo desenvolvido em cada bloco textual. Sinalize (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Agilidade e rapidez nas atividades diárias dos cidadãos como reflexo da inserção da tecnologia no cotidiano. ( ) Impacto dos avanços tecnológicos no mercado de trabalho: vantagens e desvantagens. ( ) Efeitos da automação: diminuição dos postos de trabalho para as atividades que requerem menor qualificação. ( ) Dificuldades de criação de novos postos de trabalho em que se concilie a forma de trabalho humana com a máquina, conforme pesquisa realizada.
A sequência CORRETA é:

  • A V, F, V e V.
  • B V, V, V e V.
  • C V, V, V e F.
  • D F, F, V e V.
  • E V, F, F e F.

Nas frases abaixo transcritas, está em destaque o item gramatical “a”. Analise o contexto das três ocorrências, de modo a indicar sua classificação.
I- Comparar a atual rotina de um cidadão comum com a de alguém que viveu há apenas 30 anos mostrará significativas diferenças. II- Percebe-se isso [...] Nas opções de para alugar ou assistir a um filme, hoje a um clique de nossas mãos, [...] III- Esse cenário denota a profunda transformação pela qual o mundo vem passando [...]
A classificação CORRETA do elemento é, respectivamente,

  • A pronome demonstrativo, artigo e preposição.
  • B pronome oblíquo, preposição e artigo.
  • C artigo, artigo e artigo.
  • D pronome demonstrativo, preposição e artigo.
  • E artigo, preposição e preposição.