Prova da Prefeitura Municipal de Guaraciaba - Professor - História - AMEOSC (2020) - Questões Comentadas

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Nos termos da Lei nº 9.394/96, os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular. De acordo com a referida Lei, assinale a alternativa correta sobre os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras:

  • A Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação.
  • B Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.
  • C Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras não poderão ser revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação.
  • D Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades privadas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação.

Em setembro de 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018: Análise da Segurança Alimentar no Brasil, apontando que:

  • A O percentual de domicílios brasileiros que possuem segurança alimentar caiu para 63,3%.
  • B 8,1% das famílias brasileiras declararam possuir insegurança alimentar leve.
  • C O percentual de domicílios brasileiros que consideram possuir segurança alimentar aumentou para 77,4%.
  • D A insegurança alimentar grave não é mais recorrente em nenhum estado do Brasil.

Leia o trecho e responda o que se pede: “O ensino de história na atualidade parte de uma concepção fundamental da ciência da história, que configura o conceito de _________________, considerado como a soma das operações mentais com as quais os homens interpretam sua experiência de evolução no tempo de seu mundo e de si mesmos, de forma tal que possam orientar, intencionalmente sua vida prática no tempo.”. A lacuna deve ser devidamente preenchida pela alternativa de:

  • A Consciência histórica.
  • B Dialética do tempo.
  • C Dinâmica de temporalidades.
  • D Representação crítica.

O ensino de história exige certo domínio conceitual a medida que seus objetivos são apresentados. Desse modo leia com atenção as afirmações abaixo: I. Como o conhecimento histórico é possível, o que requer um conceito de evidência. II. As explicações históricas podem ser contingentes ou condicionais, e para interpretar as ações no passado é necessário reconstruir as crenças do agente sobre a situação, valores e intenções relevantes. III. Considerações históricas não são cópias do passado, mas podem ser avaliadas como respostas para questões em termos do âmbito do documento que elas explicam, seus poderes explicativos e sua congruência com outros conhecimentos. IV. É imprescindível à leitura de fontes e textos históricos a articulação de pré-conceitos individuais, que moldam e particularizam o conhecimento do modo que os preceitos científicos exigem. Podemos afirmar que:

  • A Apenas os itens I e II estão corretos.
  • B Apenas os itens III e IV estão corretos.
  • C Apenas os itens I, II e III estão corretos.
  • D Todos os itens estão corretos.

Os conteúdos desse modo trabalham com maior flexibilidade para as diferentes situações escolares, sendo garantido, nesse processo, o domínio dos conceitos fundamentais a ser estudados. Presente no cotidiano escolar do Ensino Fundamental e Médio pode conduzir a abordagens apresentando problemáticas gerais e respeitando a faixa etária, ou série ou proposta pedagógica a que se destina. A descrição sugere um tipo de ensino de História por:

  • A Eixos temáticos.
  • B Metodologias ativas.
  • C Estudos não-diretivos.
  • D Formação continuada.