Prova da Prefeitura Municipal de Guaraciaba - Professor - Geografia - AMEOSC (2020) - Questões Comentadas

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As primeiras tendências da Geografia no Brasil nasceram com a fundação da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Geografia, quando, a partir da década de 40, a disciplina Geografia:

  • A Foi criada com o intuito de mostrar à comunidade científica que estudos apenas por meios empíricos eram insuficientes.
  • B Passou a ser ensinada por professores licenciados, com forte influência da escola francesa de Vidal de La Blache.
  • C Assumiu um teor marxista e passou a não mais negligenciar a relação do homem e da sociedade com a natureza e seus recursos.
  • D Surgiu com o movimento mundial de negação da geografia tradicional e com a criação de polos geográficos inovadores, sendo um deles no Brasil.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a geografia estuda as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza, por meio:

  • A Dos signos desenvolvidos pelas territorialidades.
  • B Do processo de construção do espaço múltiplo.
  • C Da leitura do espaço geográfico e da paisagem.
  • D Da apreensão dos diferentes códigos humanos.

Abordagens atuais da geografia têm buscado práticas pedagógicas que permitam apresentar aos alunos os diferentes aspectos de um mesmo fenômeno em diferentes momentos da escolaridade, de modo que:

  • A Os alunos possam construir compreensões novas e mais complexas a seu respeito.
  • B Os conteúdos sejam de fato memorizados pelos alunos através da apresentação de diferentes perspectivas.
  • C A escola e os educadores possam se isentar de assumir posicionamentos críticos sobre diversos temas.
  • D O estudo da sociedade e da natureza seja feito de forma individual e o aluno busque compreender da forma que para ele faça sentido.

São objetivos gerais de geografia para o ensino fundamental, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: I. Organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado. II. Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimento da democracia. III. Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições. IV. Fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens. Podemos afirmar que:

  • A Apenas os itens I e III estão corretos.
  • B Apenas os itens II e IV estão corretos.
  • C Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
  • D Apenas os itens II, III e IV estão corretos.

Não há técnica pedagógica sem uma concepção de homem e de sociedade, sem uma competência técnica para realiza-la educacionalmente. Assim, é correto afirmar que:

  • A O processo didático se baseia no conjunto de atividades que levam o aluno a compreender suas queixas individuais sobre a sociedade.
  • B O ensino deve ser planejado e ter propósitos claros sobre suas finalidades, preparando os alunos para viverem em sociedade.
  • C É necessário para o planejamento de ensino que o professor descarte as relações intrínsecas entre educação e pedagogia.
  • D É papel do professor apenas planejar a aula, e não organizar os conteúdos de ensino.