Prova da Prefeitura Municipal de Frecheirinha - Professor - Língua Portuguesa - CETREDE (2021) - Questões Comentadas

Limpar Busca
Considerando o fragmento de texto de Rubem Braga, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A leitura do parágrafo deixa concluir que o ideal mais importante para o autor é fazer bem para as pessoas como a moça doente por meio da alegria que sua história poderia provocar. ( ) O parágrafo mostra que o ideal do narrador é que a história se propague, contagie todos e o torne famoso. ( ) O humor é o instrumento que o narrador pretende usar para superar a tristeza e o sofrimento da moça. ( ) O autor busca expressar seu desejo. Os tempos verbais que utiliza são o futuro do preterido e o pretérito presente do subjuntivo. ( ) O narrador busca ser admirado pelas amigas da moça. ( ) O escritor coloca, no mesmo campo lexical, “reclusa”, “enlutada”, “doente” criando o cenário para a chegada da luz do raio de sol.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  • A F – F – V – F – F – V.
  • B V – V – V – F – F – V.
  • C V – V – F – V – F – F.
  • D V – F – V – F – F – V.
  • E V – F – V – F – V – F.
Com base no texto de Rubem Braga, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Em “E então a contasse para”, há omissão do “que” e o termo “então” estabelece uma sequência explicativa. ( ) No segundo período, a conjunção “e” foi reiterada várias vezes para dar sequência às ideias por meio de orações coordenadas sindéticas. ( ) As retomadas da palavra “engraçada” e da conjunção “que” (tão...que), que conecta os diversos períodos, estabelecem coesão e garantem a progressão temática. ( ) Em “risse tanto que chegasse a chorar”, a oração subordinada estabelece uma relação de causa, permitindo a construção da oposição “risse-chorar”. ( ) A locução “ai meu Deus” e o termo “Ah” não fazem parte das estruturas das orações do período em que aparecem.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A F – F – V – V – V.
  • B F – V – V – F – F.
  • C V – F – F – V – F.
  • D V – V – V – F – F.
  • E F – V – V – F – V.

Considerando os tipos de textos, numere a coluna B, conforme a coluna A.


COLUNA A


I. Descritivo.

II. Dissertativo.

III. Expositivo.

IV. Injuntivo.

V. Narrativo.


COLUNA B


( ) Aspirina® contém a substância ativa ácido acetilsalicílico, que pertence ao grupo de substâncias anti-inflamatórias não-esteroides, com propriedades anti-inflamatória (atua na inflamação), analgésica (atua na dor) e antitérmica (atua na febre).

( ) “O problema não consiste em confinar a arte ao horizonte presente das grandes massas, mas em alargar quanto possível esse horizonte. O caminho para se chegar a uma apreciação genuína da arte é o de uma educação completa. Não é a violenta simplificação da arte, mas sim a preparação da capacidade de julgamento estético, o meio por que se pode evitar a permanente monopolização da arte por uma pequena minoria.” Arnold Hauser

( ) “Um novo estudo sobre atividade e mortalidade de mulheres mais velhas concluiu que pode ser bem menos (o número de passos) do que acredita a maioria, e que mesmo um pequeno aumento já faz muita diferença. Além disso, mostra-se crítico em relação à validade, utilidade e origem do famoso objetivo dos "dez mil passos" presente em tantos telefones e monitores de atividade - e sugere que, na verdade, qualquer movimento, contando ou não como exercício, pode ajudar a prolongar a vida.” Viva Bem. Notícias Uol

( ) “Sophia estava certa de que o remetente das cartas anônimas, fosse quem fosse, iria entrar em contato com ela novamente. Até ali, ela decidiu que não diria nada a ninguém sobre aquelas cartas.” Gaarder

( ) “Ao perceber farol alto em sentido contrário, pisque rapidamente os faróis para advertir o condutor que vem em sua direção de luz alta. Caso a situação persista, volte para o acostamento do lado direito ao cruzar-se com ele”.

( ) “Aqui, ali, por toda a parte, encontravam-se trabalhadores, uns ao sol, outros debaixo de pequenas barracas feitas de lona ou de folha de palmeira. De um lado cunhavam pedra cantando; de outro a quebravam a picareta; de outro afeiçoavam lajedos a ponta de picão; mais adiante faziam paralelepípedos a escopro e macete”. Aluísio Azevedo


Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A III – II – III – V – I – IV.
  • B III – IV – II – IV – I – V.
  • C IV – II – III – V – IV – I.
  • D IV – III – II – I – V – IV.
  • E V – I – II – IV – III – I.

Leia com atenção o texto a seguir.


“Porque, como pensariam todos os pais de filhos pequenos, meu pai saltou para o corredor, assustado. Jamais havia passado por um susto como aquele.”


Afonso Arinos de Melo Franco


A conjunção como aparece duas vezes no texto, estabelecendo respectivamente as relações de

  • A conformidade e causa.
  • B comparação e causa.
  • C conformidade e comparação.
  • D comparação e comparação.
  • E conformidade e conformidade.
Tomando como base a correção gramatical (ortografia e acentuação gráfica), assinale a alternativa CORRETA.
  • A Éramos veganas e comiamos beringela e gengibre com frequência.
  • B Para não parecer subversão, concordei em pôr o processo sobre a mesa do juiz.
  • C Fez um escarcéu porque o táxi que trazia o reporter parou em frente a sua casa.
  • D Derrepente, houve um silêncio excessivo, podiamos até ouvir o som das marés.
  • E Púnhamos hipoclorito de sódio na água para previnir contaminação por virus, parasitas e bactérias.