Prova da Prefeitura Municipal de Descanso - Professor - Educação Física - AMEOSC (2020) - Questões Comentadas

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Assinale a alternativa correta sobre a educação básica nos termos da Constituição Federal de 1988:

  • A A educação básica é obrigatória e gratuita dos 3 (três) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
  • B A educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 16 (dezesseis) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
  • C A educação básica é obrigatória e gratuita dos 7 (sete) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
  • D A educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

As metas previstas no Anexo da Lei nº 13.005/14, que aprovou o Plano Nacional de Educação – PNE – devem ter como referência:

  • A A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, o censo demográfico e os censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados, disponíveis na data da publicação da referida Lei.
  • B A Pesquisa Nacional por Aula de Domicílios - PNAD, o censo demográfico e os censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados, disponíveis na data da publicação da referida Lei.
  • C A Pesquisa Nacional por Atestado de Domicílios - PNAD, o censo demográfico e os censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados, disponíveis na data da publicação da referida Lei.
  • D A Pesquisa Nacional de Domicílios - PND, o censo demográfico e os censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados, disponíveis na data da publicação da referida Lei.

Para efeitos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é correto afirmar que a pessoa que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade é considerada como:

  • A Pessoa com habilidades.
  • B Pessoa com deficiência.
  • C Pessoa com superdotação.
  • D Pessoa especial.

Sobre os aspectos populacionais do Estado de Santa Catarina, pode-se afirmar que:

  • A O estado de Santa Catarina recebeu uma grande quantidade de imigrantes alemães, italianos, poloneses, portugueses e italianos. Esse fato refletiu na cultura local, que apresenta vários elementos europeus, com destaque para a Oktoberfest, de origem alemã.
  • B Santa Catarina é o estado mais populoso da Região Sul, com mais de 6 milhões de habitantes.
  • C A população catarinense vive em condições sociais inferiores em relação ao restante do país, com elevada taxa de mortalidade infantil, alto índice de analfabetismo e um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.
  • D O território de Santa Catarina nunca foi habitado por populações indígenas e foi ocupado somente quando os portugueses ocuparam as regiões litorâneas do estado no século XIX.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), aprender a movimentar-se implica planejar, experimentar, avaliar, optar entre alternativas, coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço, interagir com outras pessoas, enfim, uma série de procedimentos cognitivos que devem ser favorecidos e considerados no processo de ensino e aprendizagem na área de Educação Física. E embora a ação e a compreensão sejam um processo indissociável, em muitos casos, a ação se processa em frações de segundo, parecendo imperceptível, ao próprio sujeito, que houve processamento mental. Nesse aspecto, é fundamental que as situações de ensino e aprendizagem incluam:

  • A Caráter mais competitivo ou recreativo de cada situação, conhecer o seu histórico, compreender minimamente regras e estratégias e saber adaptá-las.
  • B Instrumentos de registro, reflexão e discussão sobre as experiências corporais, estratégicas e grupais que as práticas da cultura corporal oferecem ao aluno.
  • C A natureza e as características de cada situação de ação corporal, como são socialmente construídas e valorizadas, para que possa organizar e utilizar sua motricidade na expressão de sentimentos e emoções de forma adequada.
  • D Certas habilidades e destrezas, para capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais.