Prova da Prefeitura Municipal de Crato - Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais - Comissão Executiva do Vestibular - Universidade Regional do Cariri (2021) - Questões Comentadas

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O caso da borboleta expõe a relação do garoto Breno com o inseto a que ele tanto se apegara. A partir das informações do texto, podemos afirmar que sua principal função é:
  • A Informar os cuidados necessários que crianças de nove anos devem ter com insetos
  • B Relatar a relação tranquila que o protagonista tinha com sua avó
  • C Divulgar a nova tendência em arquitetura para a classe média, como por exemplo a janela na cozinha
  • D Refletir acerca do desenvolvimento da criança a partir de analogias com a borboleta
  • E Alertar os pais acerca do risco que o pó da borboleta causa na pele de crianças de até 9 anos, como Bruno
Contos são gêneros literários e, como tal, é comum que a linguagem, neles, invista em figuras de estilo. Assinale a alternativa que comprova essa afirmação, apresentando uma figura de pensamento chamada comparação:
  • A "Era igual cheirar a mão quando está fedendo, ou alguma coisa assim."
  • B "Agora o menino pensa e olha a borboleta na janela."
  • C "Ele correu pra ver a borboleta, ela nadava pelo óleo lentamente."
  • D "Enquanto não amanhecia, deixaria a borboleta na janela da cozinha."
  • E "Só queima se estiver de fogo aceso, tinha quase certeza."
Em várias passagens do texto podemos perceber o encantamento e afinidade de Breno com a borboleta. Assinale a alternativa que traz o trecho em que Breno expressa empatia pelo inseto, através de um sentimento de identificação.
  • A "Estava dura, morta. Teve pena e quis enterrar."
  • B "Sentiu medo e uns trecos no estômago."
  • C "Ele correu pra ver a borboleta, ela nadava pelo óleo lentamente."
  • D "Seu corpo inteiro afundado no óleo."
  • E "Lembrou de sua avó que dizia que o pozinho da borboleta, se batesse no olho, deixava cego.".
O ciclo da vida, tanto de Breno quanto da Borboleta, se assemelha muito, quando estamos lendo o texto. Aponte a ÚNICA alternativa que não descreve uma passagem cronológica vivida como transformação pelos personagens.
  • A "Era azul e sem dúvida um dia havia sido lagarta"
  • B "Lagarta queima o dedinho e come planta, mas vira borboleta"
  • C "Agora que já tem nove anos nem precisa mais de cadeira pra mexer no fogão"
  • D "Estava dura, morta. Teve pena e quis enterrar"
  • E "Começou a pensar apenas em não passar mal por conta do pozinho da borboleta"
A Avó de Breno é mencionada em alguns trechos da história, sempre de uma maneira secundária, sem interferência direta nos acontecimentos com a borboleta. Assinale a alternativa que NÃO traz um pensamento do garoto acerca de sua avó:
  • A "A avó cochilava de frente para a novela das sete"
  • B "aquela durante a qual ela mais gostava de cochilar"
  • C "não quis acordá-la pra pedir comida"
  • D "como se tivesse sido atraída pra lá igual quando Breno atrai moedas com seu ímã"
  • E "No caminho de volta pro quarto viu que a avó ainda cochilava"