Prova da Prefeitura Municipal de Barra Bonita - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental - AMEOSC (2021) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Leia abaixo a citação de Cipriano Luckesi e responda:
“Temos dito que o objetivo que define a pedagogia e a escola são os conteúdos que propõem e que a aquisição de conhecimentos significativos é um dos seus núcleos fundamentais de atenção. Na prática docente, é preciso que o professor, para cumprir essa proposição, saiba levar em conta as circunstâncias em que está trabalhando com os conhecimentos.” (LUCKESI, 1992).

De acordo com o exposto, a alternativa que corrobora com a argumentação de Luckesi é:

  • A É preciso levar em consideração o educando com quem está trabalhando, assim como suas características.
  • B É preciso estar bem formado e atualizado para compreender como o processo de aprendizagem está em constante mudança.
  • C É preciso desapegar de modelos pré-concebidos de educação, de modo que cada professor cria seu método de trabalho segundo suas afinidades.
  • D É preciso estabelecer padrões de aprendizagem e objetivos bem definidos, pois ainda que as turmas sejam heterogêneas os princípios de ensino são os mesmos.

Para Cipriano Luckesi existem duas práticas completamente diferentes, a saber: examinar e avaliar. Desse modo, assinale a alternativa que define corretamente a avaliação de acordo com este autor:

  • A Significa classificar os alunos de acordo com algum critério previamente estabelecido.
  • B Significa subsidiar a construção do melhor resultado possível e não pura e simplesmente aprovar ou reprovar alguma coisa.
  • C Significa legitimar a prática pedagógica em si, dando ao aluno protagonismo e oportunidade para demonstrar seu conhecimento.
  • D Significa criar diferenciação entre os alunos, o que leva a classificação e hierarquização, o que, portanto, tem que ser abandonado.

A alfabetização é um tema central e essencial nos anos iniciais do ensino fundamental, e deve ser o foco nos dois primeiros anos desta etapa. Dentre os métodos de alfabetização podemos citar como exemplo o chamado método fônico, que consiste:

  • A Em ensinar o som das letras ao invés do seu nome, ou seja, a aprendizagem da leitura começa pelo fonema, que é relacionado ao sinal gráfico (letra), por meio da instrução de correspondência grafema- fonema.
  • B Em ensinar a correspondência grafema-fonema, ou seja, a aprendizagem da leitura começa pelo fonema, que é relacionado ao sinal gráfico (letra), por meio da instrução do alfabeto.
  • C Em ensinar a criança a fazer a relação som-pronúncia, prioritariamente é um sistema auditivo, a partir do qual os sons da linguagem falada são orientados a aprender a utilizar essa relação na leitura.
  • D Em ensinar a criança a fazer a relação letra-som ao ler, o principal objetivo é ensinar como as letras estão relacionadas com os sons da linguagem falada e orienta-los a aprender a utilizar essa relação na leitura.

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica afirmam que a escola deve se pautar nas funções educar e cuidar, acolhendo os alunos dos diferentes grupos sociais, buscando construir e utilizar métodos, estratégias e recursos de ensino que melhor atendam às suas características cognitivas e culturais. De acordo com este documento, acolher significa:

  • A O conhecimento que, entre as crianças, adolescentes, jovens e adultos não pode ser adquirido apenas em casa e na comunidade, ou ainda nos locais de trabalho.
  • B Adaptar os conhecimentos produzidos nos diversos componentes curriculares, para adentrarem a escola, recontextualizando-os de acordo com a lógica que preside as instituições escolares.
  • C Propiciar aos alunos meios para conhecerem a gramática da escola, oferecendo àqueles com maiores dificuldades e menores oportunidades, mais incentivos e renovadas oportunidades de se familiarizarem com o modo de entender a realidade que é valorizado pela cultura escolar.
  • D Transformar o conhecimento acadêmico, segmentando-o de acordo com os anos de escolaridade, ordenando-o em unidades e tópicos e buscam ainda ilustrá-lo e formulá-lo em questões para muitas das quais já se têm respostas.

Leia o trecho a seguir:
“De acordo com o documento Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, o(a) _______ constitui conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular Arte, o qual compreende, também, as artes visuais, o teatro e a dança.”

A alternativa que preenche a lacuna corretamente é:

  • A Música.
  • B Literatura.
  • C Poesia.
  • D Dramaturgia.