Prova da Prefeitura Municipal de Araçoiaba da Serra - Professor - Ciências - OMNI Concurso Públicos (2021) - Questões Comentadas

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Às vezes os deuses abençoam pela manhã, e “amaldiçoam” pela tarde. Nisso acreditavam os antigos gregos!
Bom minha percepção sobre isso, é que, Deus sempre está do nosso lado, mas às vezes Ele tem que deixar que nós façamos as coisas sozinhos, mesmo sendo elas boas ou ruins.
A palavra, em destaque, é formada pelo processo de formação de palavras denominado______________.
Assinale a alternativa CORRETA que preenche a lacuna, acima:
  • A Prefixal e sufixal; processo pelo qual é acrescido tanto um prefixo quanto um sufixo a um radical.
  • B Prefixal; processo pelo qual é acrescido um prefixo a um radical:
  • C Parassíntese; processo pelo qual é acrescido um prefixo e sufixo simultaneamente ao radical. Dá origem principalmente a verbos, obtidos a partir de substantivos e adjetivos.
  • D Sufixal: processo pelo qual é acrescido um sufixo a um radical:
Analise a charge abaixo e responda a questão.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • A Verbo namorar é transitivo indireto, logo requer preposição em seu complemento, “quem namora, namora com alguém”.
  • B Verbo namorar é transitivo direto, logo não requer preposição em seu complemento, sendo “quem namora, namora alguém”, não “com alguém”.
  • C Verbo namorar é transitivo direto e indireto, logo requer preposição em seu complemento.
  • D Verbo namorar é intransitivo, logo não requer nenhum tipo de complemento.
Analise as seguintes orações e assinale a alternativa CORRETA:

I- Após, uma calmaria cheia de dúvidas ficou entre eles.
II- O carro foi atingido por uma pedra enorme.
III- Caminhar a pé lhe era adorável.
  • A complemento nominal, agente da passiva, complemento nominal.
  • B objeto indireto, agente da passiva, objeto indireto.
  • C complemento nominal, objeto indireto, complemento nominal.
  • D objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva.
Utilizando o uso do porquê, assinale a alternativa que preenche, respectivamente, as lacunas.

I- Buscava, incessantemente, entender o __________ de tanta agressividade.
II- Os governos não se ajudam, ___________?
III- Somente, eles sabem _________ sofrimentos passaram.
IV-_________as diferenças sociais não são vistas com os olhos da solidariedade?
V- Viajo _________ necessito de novas culturas.
  • A porque / por quê / porque / Por que / porque
  • B porquê / por quê / por que / Por que / porque
  • C porquê / por que / por que / Porque / porque
  • D porque / por quê / por que / Por que / por que
Num tempo Página infeliz da nossa história Passagem desbotada na memória Das nossas novas gerações Dormia A nossa pátria mãe tão distraída Sem perceber que era subtraída Em tenebrosas transações

As palavras destacadas, acima, são classificadas, respectivamente, quanto ã acentuação gráfica como:
  • A proparoxítona, paroxítona terminada em ditongo decrescente, acentuam-se o "i" tônico quando forma hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".
  • B proparoxítona, paroxítona terminada em ditongo crescente, acentuam-se o "i" tônico quando forma hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".
  • C proparoxítona, proparoxítona, acentuam-se o "i" tônico quando forma hiato com a vogal anterior,
  • D paroxítona, paroxítona, acentuam-se o "i" tônico quando forma hiato com a vogal anterior,