Prova do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - INEP (2013) - Questões Comentadas

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Nos estados, entretanto, se instalavam as oligarquias, de cujo perigo já nos advertia Saint-Hilaire, e sob o disfarce do que se chamou ‘‘a política dos governadores". Em círculos concêntricos esse sistema vem cumular no próprio poder central que é o sol do nosso sistema.

PRADO, P. Retrato do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio. 1972.

A crítica presente no texto remete ao acordo que fundamentou o regime republicano brasileiro durante as três primeiras décadas do século XX e fortaleceu o(a)
  • A poder militar, enquanto fiador da ordem econômica.
  • B presidencialismo, com o objetivo de limitar o poder dos coronéis.
  • C domínio de grupos regionais sobre a ordem federativa.
  • D intervenção nos estados, autorizada pelas normas constitucionais.
  • E isonomia do governo federal no tratamento das disputas locais.
Que traço característico do escritor de bulas de remédio permite que Mário Prata o identifique como um sádico?
  • A O cuidado em alertar para a possibilidade de acidentes envolvendo crianças.
  • B A preocupação em ser informativo para atingir o público consumidor.
  • C O modo como prevê os efeitos colaterais ao uso de medicamentos.
  • D O uso de linguagem rebuscada para escrever as substâncias químicas.
  • E A interlocução entre o autor e o leitor da bula.
No final do século XIX, as Grandes Sociedades carnavalescas alcançaram ampla popularidade entre os foliões cariocas. Tais sociedades cultivavam um pretensioso objetivo em relação à comemoração carnavalesca em si mesma: com seus desfiles de carros enfeitados pelas principais ruas da cidade, pretendiam abolir o entrudo (brincadeira que consistia em jogar água nos foliões) e outras práticas difundidas entre a população desde os tempos coloniais, substituindo-os por formas de diversão que consideravam mais civilizadas, inspiradas nos carnavais de Veneza. Contudo, ninguém parecia disposto a abrir mão de suas diversões para assistir ao carnaval das sociedades. O entrudo, na visão dos seus animados praticantes, poderia coexistir perfeitamente com os desfiles.

PEREIRA, C. S. Os senhores da alegria: a presença das mulheres nas Grandes Sociedades carnavalescas cariocas em fins do século XIX. In: CUNHA, M. C. P Carnavais e outras frestas: ensaios de história social da cultura. Campinas: Unicamp; Cecult, 2002 (adaptado)

Manifestações culturais como o carnaval também têm sua própria história, sendo constantemente reinventadas ao longo do tempo. A atuação das Grandes Sociedades, descrita no texto, mostra que o carnaval representava um momento em que as
  • A distinções sociais eram deixadas de lado em nome da celebração.
  • B aspirações cosmopolitas da elite impediam a realização da festa fora dos clubes.
  • C liberdades individuais eram extintas pelas regras das autoridades públicas.
  • D tradições populares se transformavam em matéria de disputas sociais.
  • E perseguições policiais tinham caráter xenófobo por repudiarem tradições estrangeiras
Qual é o efeito de sentido promovido pelo uso das expressões “E lembre-se” e “E não tome remédio”, no penúltimo parágrafo do texto?
  • A Condicionalidade
  • B Socorro
  • C Dúvida
  • D Advertência
  • E Ansiedade

Na imagem, da década de 1930, há uma crítica à conquista de um direito pelas mulheres, relacionado com a

  • A redivisão do trabalho doméstico.
  • B liberdade de orientação sexual.
  • C garantia da equiparação salarial.
  • D aprovação do direito ao divórcio.
  • E obtenção da participação eleitoral.