Questões da Prova do Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Analista Administrativo (IBFC - 2020)

Limpar Busca
Em um texto, as palavras cumprem papel expressivo na construção de sentidos. Assim, indique o par de palavras que, no poema, funcionam como sinônimos.
  • A “fina” (v.2)/ “luxo” (v.10)
  • B “estudo” (v.1)/ “serviço” (v.7)
  • C “pão”(v.8)/ “café” (v.8)
  • D “tacho” (v.8)/ “água” (v.8)
  • E “dia” (v.5)/ “noite” (v.5)

Sobre a interpretação dos textos, analise as afirmativas abaixo.
I. Os dois textos pactuam do mesmo ponto de vista sobre o trabalho.

II. Os dois textos lidos em sequência geram uma relação de descontinuidade na compreensão de trabalho.

III. Os dois textos lidos em sequência geram uma relação de contiguidade na compreensão de trabalho.
Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas a afirmativa I está correta.
  • B Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • C Apenas a afirmativa II está correta.
  • D Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • E Apenas a afirmativa III está correta.
Após a leitura atenta do texto, deve-se entender o “Ensinamento”, a que o título faz referência, como a:
  • A utilização do estudo como possibilidade de diferenciação social
  • B valorização do trabalho através da dedicação do pai ao “fazer serão”
  • C importância das atitudes de amor representadas pelo cuidado da mãe com o pai
  • D irrelevância do trabalho doméstico diante da atividade desenvolvida pelo pai
  • E obrigatoriedade de observação do cotidiano familiar por parte dos filhos
Sobre a interpretação dos textos, assinale a alternativa correta.
  • A O [texto 1] é uma sequência tipológica injuntiva enquanto a tirinha [texto 2] representa uma sequência tipológica narrativa.
  • B Por ambos os textos terem como função“vender”uma ideia sobre trabalho, eles podem ser considerados sequências tipológicas propagandísticas.
  • C O [texto 1] apresenta uma sequência explicativa sobre uma ideia de trabalho, enquanto a tirinha [texto 2] apresenta uma menção denotativa sobre trabalho por meio da dúvida do personagem.
  • D A tirinha [texto 2] faz uso da fala de personagens que mesmo representando o público infantil promove uma reflexão profunda sobre o trabalho na vida adulta.
  • E O [texto 1] por ser ficcional promove um olhar romantizado e errôneo da concepção de trabalho.
No texto, percebe-se a presença de mais de um ponto de vista. São eles:
  • A o do enunciador e o da mãe
  • B o da mãe e o do pai
  • C o do leitor e o da mãe
  • D o do enunciador e o do leitor
  • E o do enunciador e o do pai