Prova do Consórcio Intermunicipal de Saúde e Assistência Social - SC (CISAS) - Assistente Administrativo - PS Concursos (2019) - Questões Comentadas

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Sobre a compreensão da letra da canção como um todo é possível afirmar que:
  • A Trata-se de uma reflexão política, dando a entender que as pessoas escolhem de maneira ininterrupta os mesmos governantes.
  • B É uma crítica à falta de oportunidades para as gerações mais novas, que acabam repetindo os padrões das gerações anteriores.
  • C O título “Como nossos pais” é uma grande metáfora para uma discussão de teor filosófico sobre a imutabilidade das coisas.
  • D É uma homenagem aos importantes valores que nos são passados pelos nossos antepassados.
  • E É uma canção que trata da passagem do homem sertanejo para a cidade grande, esta representando o ideal de futuro para o eu-lírico.

No trecho abaixo existe uma inadequação gramatical pela ausência de vírgula ao final do primeiro verso. A função sintática desempenhada pelo segundo verso se chama:


Não quero lhe falar

Meu grande amor


Alternativa:

  • A Vocativo
  • B Aposto
  • C Sujeito
  • D Objeto direto
  • E Objeto indireto

Figuras de linguagem são recursos expressivos bastante comuns na linguagem poética. Nos versos abaixo está sendo usado um desses recursos que se baseia na repetição de fonema consonantal. Qual o nome desse recurso?


Não vou voltar pro sertão

Pois vejo vir vindo no vento


Alternativas:

  • A Metáfora
  • B Anacoluto
  • C Aliteração
  • D Assonância
  • E Dissonância
Metáfora consiste em uma figura de linguagem extremamente comum na construção de letras de música e poemas. Assinale a alternativa em que é usado esse comum recurso:
  • A Das coisas que aprendi/Nos discos.
  • B Mas é você/Que ama o passado
  • C Cabelo ao vento/Gente jovem reunida
  • D Contando o vil metal
  • E E beijar sua menina na rua
A respeito da última estrofe, é possível perceber que:
  • A Todos os esforços mencionados no decorrer da canção surtiram efeito em relação aos desejos do eu-lírico.
  • B A relação com os pais é extremamente harmônica e é perceptível o sentimento de orgulho em relação às semelhanças com seus progenitores.
  • C A palavra “apesar” no segundo verso introduz valor de oposição em relação à sentença anterior.
  • D A repetição da palavra “tudo” serve para dar ênfase aos progressos conseguidos pela geração a qual pertence o eu-lírico.
  • E A partícula “Os”, iniciando o penúltimo verso, trata-se de um pronome oblíquo com valor de objeto direto, referindo-se ao substantivo “pais”.