Questões da Prova da Câmara Municipal de Marabá - PA - Contador (2011)

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O livro “O Princípio do Progresso”

  • A revela as conclusões de uma pesquisa realizada pelo projeto Catraca Livre.
  • B originou-se de um estudo realizado por psicólogos sobre criatividade empresarial.
  • C reúne os frutos de uma pesquisa encomendada por executivos à escola de negócios de Harvard.
  • D é a tese de pós-graduação da psicóloga e professora da escola de negócios de Harvard, Teresa Amabile.
  • E é o resultado de uma investigação empreendida por 238 profissionais contratados por empresas americanas.

Os executivos acreditavam que a fórmula do sucesso residia na

  • A cobrança e na remuneração adequadas.
  • B implantação de um ambiente de trabalho competitivo.
  • C implementação de medidas criativas capazes de atrair lucro.
  • D manifestação de reconhecimento do trabalho dos profissionais.
  • E transformação do ambiente de trabalho em uma escola de aprendizagem permanente.

Uma das conclusões a que se chegou na pesquisa realizada foi a de que

  • A criatividade e autoridade caminham lado a lado.
  • B grande parte das empresas está condenada a fracassar nos negócios.
  • C os profissionais precisam de liberdade total para expressar raivas, frustrações e alegrias.
  • D apenas um número reduzido de empresários seria capaz de implementar descobertas que atraem lucros.
  • E renovação, experimentação e aprendizagem constantes mantêm o ânimo e o engajamento dos trabalhadores.

Com a expressão “em poucas palavras” [linhas 17-18], Gilberto Dimenstein

  • A retoma, reformula e sintetiza a informação anterior.
  • B manifesta concordar parcialmente com as palavras de Tereza Amabile.
  • C introduz um dado novo que contribui para o avanço das informações textuais.
  • D contrapõe-se frontalmente à ideia de que o progresso está nas pequenas conquistas.
  • E estabelece uma relação de sinonímia entre “criatividade empresarial” e “experimentação e aprendizagem”.

Na visão de Dimenstein, o que é mais interessante na pesquisa em questão é o fato de ter

  • A revelado que a desordem pode gerar lucro.
  • B preservado o anonimato dos sujeitos pesquisados.
  • C focalizado apenas equipes que desenvolviam projetos específicos.
  • D indicado a necessidade de mudança de comportamento por parte dos executivos.
  • E demonstrado que, para manter o entusiasmo dos trabalhadores, a sensação de progresso individual é tão importante quanto o reconhecimento ou o dinheiro.