Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Jacaraú

Limpar Busca

A ação de planejar é imprescindível à organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico na escola. Sobre planejamento de ensino, avalie as propostas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação fazem parte da taxonomia do domínio cognitivo de Bloom.

( ) O planejamento na escola está voltado para a organização de ações que viabilizem a consecução, a execução de objetivos educacionais.

( ) Jogos de Simulação, Reálias, Grupo de Discussão, Estudo do Meio e Estudo de Caso são exemplos de estratégias metodológicas num plano de aula.

( ) Identificação, Objetivos e avaliação são os elementos que compõe um plano de aula.

( ) Avaliação é a etapa final de um plano de ensino ou mesmo de um plano de curso.


A sequência CORRETA de avaliação está disposto na alternativa:

  • A V, V, F, F e F.
  • B V, F, V, F e F.
  • C F, V, V, F e F.
  • D F, V, V, V e F.
  • E V, V, V, V e F.

O art. 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9394/96) diz que “a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.” Alguns dos artigos posteriores, deste documento, que tratam das Disposições Gerais da Educação Básica, determinam que:


I- A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

II- Será objetivo permanente das autoridades responsáveis alcançar relação adequada entre o número de alunos e o professor, a carga horária e as condições materiais do estabelecimento.

III- Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.


A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

  • A III apenas.
  • B I e III apenas.
  • C I apenas.
  • D I, II e III.
  • E II e III apenas.

A instituição escola existe com função social específica, que é a promoção da aprendizagem, a formação para a cidadania, mas também de atitudes e valores. A Lei 9394/96 preconiza a gestão democrática da educação e da escola. Sobre gestão escolar, é CORRETA a afirmação presente na alternativa.

  • A A concepção autogestionária caracteriza-se por decisões coletivas e crença no poder instituído na cultura organizacional. A ênfase está na organização do grupo e manutenção do poder.
  • B A concepção técnico-científica caracteriza-se pela centralização de poder, por relações de subordinação e por dar mais ênfase nas pessoas do que nas tarefas da organização.
  • C A concepção interpretativa caracteriza-se pela valorização de interpretações, percepções e significados subjetivos, com destaque para o caráter o caráter formal, estrutural, normativo.
  • D A concepção democrático-participativa caracteriza-se pela explicitação de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pelo acompanhamento e avaliação assistemáticas do processo pedagógico, e pela ênfase nas tarefas a serem desenvolvidas mais do que nas relações de trabalho.
  • E As escolares públicas de educação básica gozam de progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público.

Cordelista paraibano, nascido em Pombal, é considerado o patrono da Literatura Popular em Verso. De enorme talento, costumava fazer, em suas obras, crônicas a respeito dos costumes da sociedade e da política sem esquecer-se de utilizar os seus cordéis para criar ficção. Para Carlos Drummond de Andrade, ele foi o “Rei da Poesia do Sertão e do Brasil” e Câmara Cascudo considerou-o como o mais lido entre os escritores populares. Entre as suas criações, alguns destaques são: O cachorro dos mortos, O cavalo que defecava, A Vida de Pedro Cem dinheiro, O soldado Jogador e outras.
Assinale a alternativa que identifica o autor a que o texto acima se refere.

  • A Cego Aderaldo.
  • B Manoel Monteiro.
  • C Zé Laurentino.
  • D Leandro Gomes de Barros.
  • E Expedito Sebastião da Silva.

Para que o fragmento textual a seguir faça sentido, é necessário empregar elementos que possibilitem estabelecer relações lógico-semânticas entre as sentenças que o compõem. Feita a leitura, marque a alternativa que apresenta os conectores adequados ao contexto.
Conhecer para cuidar
Falar sobre a depressão é a melhor forma de esclarecer dúvidas, instruir famílias e criar redes de apoio
Lidar com algum distúrbio da mente pode parecer uma jornada solitária, _____ (1) a falta de conhecimento é fonte de preconceito e exclusão. ______ (2), existem caminhos que podem oferecer amparo a quem enfrenta essa situação. Contar como os familiares também é uma maneira de ganhar apoio emocional para seguir em frente, mas é preciso que as pessoas próximas estejam instruídas de como proceder no socorro. [...] Contar com um ambiente acolhedor é essencial, _______ (3) “parentes e amigos têm um papel fundamental no tratamento e no processo de cura, ______ (4) trata-se de um transtorno incapacitante que afeta todas as áreas da vida da pessoa”, como explica a psicóloga Mary Scabora. Outro aspecto fundamental é o diálogo. Em alguns quadros, a pessoa que tem o distúrbio pode não expor seus sentimentos. _______ (5) é preciso conversar abertamente nesses casos, sem julgamentos nem ideias pré-concebidas. [...] A psicóloga Mary Scabora comenta que “a saúde mental ainda é muito negligenciada no Brasil, o que tem como consequência o preconceito em relação às questões ligadas a saúde mental e emocional. _______ (6) haja terapia na rede pública de saúde, é raro ver campanhas que esclareçam a população sobre o assunto. [...] (Revista Segredos da Mente, o poder do cérebro - Ano 3, No. 4, 2019).
A sequência CORRETA de preenchimento das lacunas é:

  • A visto que, Pois, desde que, pois, Porém e ainda que
  • B mas, Porém, quando, visto que, Logo e desde que
  • C já que, Entretanto, já que, pois, Portanto e por mais que
  • D já que, Contudo, já que, logo, Por isso e desde que
  • E portanto, Pois, visto que, porque, Porém e embora