Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Frecheirinha

Limpar Busca
Considerando a situação comunicativa que o texto estabelece, é possível afirmar que sua função é
  • A emotiva
  • B referencial.
  • C poética.
  • D fática
  • E metalinguística.
Considerando a estrutura e a forma que dão um padrão ao texto, é possível afirmar que ele pertence aos gêneros jornalísticos, porque

I. expõe a intencionalidade do relato de comunicar fatos como o avanço científico na área do rejuvenescimento. II. expõe a intencionalidade do autor de interpretar o fato e apresentar opiniões pessoais. III. apresenta uma sequência explicativa em que detalha o estudo, procurando passar ao leitor o conhecimento específico.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  • A I – II.
  • B II – III.
  • C I – III.
  • D II.
  • E I – II – III.
Considere o texto e responda.
I. O conectivo "se", no segundo parágrafo, estabelece relação de condição com "poderia reverter efeitos conhecidos do envelhecimento precoce". II. O termo “Assim” estabelece a coesão com o parágrafo anterior e prepara a explicação detalhada sobre como foi realizado o estudo. III. A expressão “Além de” indica o acréscimo a “medir os telômeros (...) de cada paciente”. IV. O uso dos parênteses no 3º parágrafo do texto revela um comentário apreciativo.
Marque a opção que indica as alternativas CORRETAS.
  • A I – II
  • B I – III.
  • C I – IV.
  • D II – III.
  • E II – IV.
Aponte a alternativa que menos representa, para o poeta, o significado de “retroar”, verso 1, no contexto do soneto.
  • A Estrugir
  • B Rimbombar.
  • C Aturdir
  • D Retumbar
  • E Chamar
Analise as afirmações a seguir.
I. No 1º verso, “Quando sentires a saudade retroar”, sintaticamente, é uma oração subordinada adverbial. II. No verso 4º, “O nosso amor a cada instante está mais vivo!”, sintaticamente, é um período simples. III. “Quem sabe”, no 5º verso, e “Quiçá”, no 9º verso, aparecem como sinônimos e são adjuntos adverbiais.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S)
  • A I – II.
  • B I – III
  • C II – III.
  • D II.
  • E I – II – III