Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Ermo

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Para conseguir o efeito linguístico esperado, aproximando-se razoavelmente da estrutura de uma carta, os autores usaram preferencialmente verbos flexionados em:
  • A Presente do indicativo
  • B Presente do subjuntivo
  • C Presente
  • D Imperativo afirmativo
  • E Pretérito imperfeito do indicativo
Um levantamento divulgado no dia 11 de janeiro de 2021, pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que o preço médio da cesta básica aumentou em todas as 17 capitais pesquisadas ao longo de 2020. A cesta básica é o conjunto de alimentos necessários para as refeições de uma pessoa adulta. A alta dos preços, segundo o órgão, foi reflexo, principalmente, da desvalorização cambial e do alto volume das exportações. Além disso, fatores climáticos, em decorrência de longos períodos de estiagem ou de chuvas intensas, também impactaram nos preços dos alimentos.
Entre os principais itens da cesta com maior aumento nos preços em todas as capitais pesquisadas, o Dieese destacou:
I. Arroz agulhinha – foi um dos vilões da inflação de alimentos em 2020, pressionado pela desvalorização do real frente ao dólar, o que aumentou o custo de produção e elevou o volume de grão exportado, além da diminuição da área plantada e do abandono da política de estoques reguladores por parte do governo.
II. Óleo de soja: como o Brasil não produz a quantidade de soja suficiente para a demanda interna, o país depende da importação do produto, cujo preço foi elevado diante da desvalorização cambial
III. Batata: produção foi impactada ao longo do ano devido a condições climáticas, que resultou em redução na oferta do produto e, consequentemente, na alta de preços.
IV. Farinha de trigo e pão francês: o Brasil exportou um elevado volume de trigo e derivados, devido ao real desvalorizado em relação ao dólar e à forte demanda externa, o que fez aumentar o preço do produto no mercado interno.
V. Tomate: além da redução de área plantada, houve impacto por fatores climáticos que prejudicaram a produção.
Assinale a alternativa CORRETA:
  • A Apenas o item I está incorreto.
  • B Apenas o item II está incorreto.
  • C Apenas o item IV está incorreto.
  • D Apenas os itens II e IV estão incorretos.
  • E Todos os itens estão corretos.
Ao final do segundo ciclo, os alunos devem ter avaliadas suas conquistas numa perspectiva de continuidade aos seus estudos. A avaliação deve ser planejada, assim, relativamente aos conhecimentos que serão recontextualizados e utilizados em estudos posteriores. Para isso é necessário estabelecer alguns critérios. Marque a alternativa INCORRETA:
  • A Reconhecer e comparar os elementos sociais e naturais que compõem paisagens urbanas e rurais brasileiras, explicando alguns dos processos de interação existentes entre elas.
  • B Reconhecer a igualdade entre os modos de vida das cidades e do campo.
  • C Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade.
  • D Estabelecer algumas relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente.
  • E Observar, descrever, explicar, comparar e representar paisagens urbanas e rurais.
“A criança brinca porque, primeiramente, esta é uma atividade constitutiva do ser humano, e porque ela tem necessidade de agir em relação não apenas aos objetos que estão ao seu alcance, mas em relação ao mundo mais amplo dos adultos” (LEONTIEV, 2001, p.124). E, assim, a criança ao brincar vai criando suas experiências, contribuindo e construindo conhecimentos acerca do mundo e do outro com quem se relaciona. Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) É válido ressaltar a importância do jogo e da brincadeira no processo de aprendizagem das crianças. ( ) O jogo humano requer a capacidade de se relacionar com diferentes parceiros e com eles comunicar-se por meio de diferentes linguagens, para criar o novo e tomar decisões. ( ) O jogo simbólico ou faz-de-conta, é ferramenta para a criação da fantasia, necessária a leituras não convencionais do mundo. ( ) Os jogos, não interferem para a aprendizagem de regras sociais. ( ) Afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação, memória e outras funções cognitivas estão profundamente interligadas, quando a criança brinca. Assinale a sequência CORRETA:
  • A V, V, V, V, F
  • B V, V, V, F, V
  • C V, F, V, V, F
  • D F, V, V, V, V
  • E V, V, F, F, V
A característica que envolve os bens públicos que os impede de ser adquiridos por meio de usucapião, quer sejam urbanos ou rurais, é denominada:
  • A Impenhorabilidade;
  • B Imprescritibilidade;
  • C Inalienabilidade;
  • D Intomabilidade;
  • E Imprivatibilidade;