Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Alto Bela Vista

Limpar Busca

Para qualquer ação a ser realizada nos diferentes âmbitos sociais, planejar a referida ação, é uma forma eficaz para alcançar os objetivos propostos. Na Educação Física escolar, planejar as ações didáticas é de fundamental importância, pois facilita o desenvolvimento das aulas bem como o alcance dos objetivos. Para que os objetivos propostos, na Educação Física escolar sejam alcançados com êxito, é necessário que o planejamento didático possua as seguintes características:
I – Clareza. II – Flexibilidade. III – Correspondência com a realidade. IV – Seja elaborado com base nos documentos normativos da educação nacional.
A partir do exposto, é correto o que se afirma em:

  • A I apenas.
  • B III apenas.
  • C I e II apenas.
  • D II e IV apenas.
  • E I, II, III e IV.

Em relação à avaliação, os PCNs questionam sobre para quem é necessária e a quem se destinam aos resultados. Seguem as afirmativas que são verdadeiras em relação ao assunto com EXCEÇÃO de:

  • A Ela é necessária para o professor, para o aluno, para os pais e para a sociedade.
  • B O professor necessita, a partir de uma avaliação do nível do aluno ao início do curso, acompanhar a evolução do processo de aprendizagem, as dificuldades e suas possíveis causas, a eficácia das práticas pedagógicas utilizadas para poder monitorar sua atuação.
  • C O aluno precisa ter indicações imediatas e contínuas do resultado de sua atividade, sem esperar até o final do bimestre, do semestre ou do ano para receber um julgamento, satisfatório ou não.
  • D À sociedade, a quem o sistema educacional deve uma satisfação sobre sua eficácia, apenas isso, não precisando interessar-se pelo acompanhamento do que acontece nas salas de aula.
  • E Os pais, como participantes diretamente envolvidos no processo educacional de seus filhos, precisam ter informações sobre o desenvolvimento do trabalho destes.

Analise as proposições abaixo com relação à Educação Física escolar, identificando as verdadeiras (V) e as falsas (F):
( ) A Educação Física escolar objetiva “estimular a sociabilidade do aluno, levando-o a aprimorar o seu desenvolvimento afetivo-social” (Antunes, 2010). ( ) Nas atividades práticas desenvolvidas nas aulas de Educação Física escolar cabe ao docente o estímulo a performance das técnicas esportivas. ( ) Nas aulas de Educação Física escolar, é importante que sejam oferecidas “experiências de movimento adequadas a diferentes níveis de crescimento e desenvolvimento” (Antunes, 2010). ( ) Nas práticas esportivas desenvolvidas durante o fazer pedagógico diário, é importante que os alunos percebam a existência de princípios e regras e aprendam a utilizá-las de maneira correta.
Após a análise, marque a sequência correta de respostas:

  • A V – F – F – F
  • B V – F – V – V
  • C V – V – F – V
  • D F – F – V – V
  • E F – F – F – V

De acordo com a BNCC, no item Linguagens, há orientações bem específicas a serem seguidas.
I - Formação voltada a possibilitar uma participação mais plena dos jovens nas diferentes práticas socioculturais que envolvem o uso das linguagens. No Ensino Médio, os jovens intensificam o conhecimento sobre seus sentimentos, interesses, capacidades intelectuais e expressivas; ampliam e aprofundam vínculos sociais e afetivos; e refletem sobre a vida e o trabalho que gostariam de ter. II - Os jovens, gradativamente, ampliam também suas possibilidades de participação na vida pública e na produção cultural. Eles fazem isso por meio da autoria de diversas produções que constituem as culturas juvenis manifestadas em músicas, danças, manifestações da cultura corporal, vídeos, marcas corporais, moda, rádios comunitárias, redes de mídia da internet, gírias e demais produções e práticas socioculturais que combinam linguagens e diferentes modos de estar juntos. III - No Ensino Fundamental, nos diferentes componentes da área, a BNCC procurou garantir aos estudantes a ampliação das práticas de linguagem e dos repertórios, a diversificação dos campos nos quais atuam, a análise das manifestações artísticas, corporais e linguísticas e de como essas manifestações constituem a vida social em diferentes culturas, das locais às nacionais e internacionais. IV - No Ensino Médio, a área tem a responsabilidade de propiciar oportunidades para a consolidação e a ampliação das habilidades de uso e de reflexão sobre as linguagens – artísticas, corporais e verbais (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita) –, que são objeto de seus diferentes componentes (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa).
Das afirmações acima, quais são consideradas em consonância com a BNCC no item Linguagens:

  • A As alternativas I, II e III.
  • B As alternativas II, III e IV.
  • C As alternativas I, II, III e IV.
  • D As alternativas I, III e IV.
  • E As alternativas III e IV.

O esporte, em termos gerais apresenta várias classificações, dentre elas “esporte de alto rendimento ou espetáculo e esporte como atividade de lazer. (Bracht, 2005 - adaptado);


O esporte de alto rendimento ou espetáculo neste caso, é caracterizado:

  • A Por ser praticado nas horas de lazer, de uma forma livre e descompromissada.
  • B Por apresentar códigos diferenciados de pontuação onde não haverá um vencedor, nem competição.
  • C Por apresentar códigos da vitória-derrota, pela maximização do rendimento e pela racionalização dos meios.
  • D Por apresentar códigos de respeito a individualidade dos praticantes transformando-os em companheiros de jogo e não adversários de jogo.
  • E Por apresentar características de valorização da empatia, união entre as pessoas bem como o reforço a confiança em sí e nos outros praticantes.