Questões comentadas de Concursos da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Mauá - ARSEP (ARSEP)

Limpar Busca
Uma organização pode ser dividida em três níveis principais, de baixo para cima: operacional, intermediário e institucional. Tendo em vista que, na medida em que se sobe para os níveis mais elevados da organização, novas habilidades são exigidas do profissional, assinale a alternativa que contenha a habilidade que é desejada no em cada nível, de baixo para cima respectivamente:
  • A Humanas, conceituais e técnicas.
  • B Técnicas, humanas e conceituais.
  • C Técnicas, humanas e gerenciais.
  • D Técnicas, gerenciais e humanas.
Mintzberg identificou dez papéis específicos do administrador, dividindo-os em três categorias: interpessoal, informacional e decisorial. Analisando os papéis de representação, liderança e empreendimento, podemos dizer que estes pertencem às categorias:
  • A Interpessoal e decisorial.
  • B Interpessoal e informacional.
  • C Interpessoal, informacional e decisorial.
  • D Decisorial e informacional.
Sobre Comportamento Organizacional (CO), qual alternativa não está correta?
  • A CO pode ser definido como a compreensão, predição e gestão do comportamento humano nas organizações.
  • B CO é o campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura organizacional têm sobre o comportamento dentro das organizações.
  • C CO é o estudo e aplicação do conhecimento sobre como as pessoas atuam dentro das organizações.
  • D CO é uma ferramenta humana para benefício organizacional.
As principais características do Comportamento Organizacional (CO) são:

I. É uma disciplina científica aplicada;
II. Adota uma abordagem frequente;
III. Utiliza métodos científicos;
IV. Recebe contribuições de duas ciências comportamentais.

Qual alternativa apresenta apenas as informações incorretas sobre a CO?
  • A I e III.
  • B II e IV.
  • C I e II.
  • D III e IV.
Dentre as opções abaixo, qual alternativa não apresenta um dos principais objetivos da administração financeira? 
  • A Criar valor para os acionistas.
  • B Verificar quando adquirir um material/serviço ao menor custo.
  • C Maximizar o valor de mercado da empresa.
  • D Maximizar a riqueza da empresa.