Questões de Provas do Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - Paraná (APPA - PR) Página 1

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Considere os enunciados a seguir.


I. “Como é uma tecnologia de ponta, o consumo por poste diminui sem perder a qualidade de iluminação.”


II. “A meta, no entanto, é diminuir ainda mais.”


III. “[...] quando o Porto conquistou junto ao Ibama sua Licença de Operação [...]”


Os conectivos destacados apresentam, respectivamente, valor semântico de: 

  • A Comparação – concessão – tempo.
  • B Causa – concessão – tempo
  • C Causa – conformidade – concessão
  • D Conformidade – explicação – tempo.
Assinale a alternativa em que a concordância verbal NÃO está de acordo com a norma padrão
  • A “[...] a Appa lançou o programa Porto Sustentável [...]”
  • B “Em seu primeiro ano de execução em 2015, atingiu a marca de 2 mil participantes.”
  • C “Atualmente, a coleta e análise da água é feita em 30 pontos da baía de Paranaguá.”
  • D “São cerca de 5,6 mil caminhões que tem suas emissões de gases de combustão monitorados.”
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Analise os enunciados a seguir.


I. “Toda a água da chuva captada será reutilizada em lavagem de equipamentos [...]”

II. “Para fortalecer ainda mais estas ações, a Appa lançou o programa Porto Sustentável [...]”

III. “[...] afirmou o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.

IV. “O Porto Escola apresenta de forma lúdica, por meio de palestra interativa e visita ao cais, a importância da atividade portuária [...]”


Assinale a alternativa CORRETA em relação à função sintática dos termos destacados, respectivamente, considerando a ordem crescente dos enunciados. 

  • A Adjunto adnominal - adjunto adverbial de intensidade – sujeito – adjunto adnominal.
  • B Adjunto adnominal – adjunto adnominal – aposto – adjunto adverbial de modo.
  • C Complemento nominal – adjunto adverbial de intensidade – aposto – adjunto adverbial de modo.
  • D Complemento nominal – adjunto adverbial de modo – sujeito – complemento nominal.
Considerando o conjunto do texto, pode-se dizer que seu principal objetivo é:
  • A Relatar os diversos projetos implementados pelos portos de Paranaguá e Antonina, que resultaram em ações de preservação ambiental.
  • B Destacar o crescimento da população de botos na baía de Paranaguá, em virtude do monitoramento da qualidade das águas, dos sedimentos, da fauna aquática e atividade pesqueira. 
  • C Destacar o compromisso social dos portos paranaenses, a partir de projetos como o “Porto Escola”, que trabalha, junto à comunidade local, noções de cidadania, ações do porto para conservação do meio ambiente, saúde e segurança do trabalhador. 
  • D Conscientizar tanto os agentes portuários como a comunidade local sobre a importância do uso sustentável dos recursos naturais e da necessidade de que todos se comprometam com a preservação ambiental. 

Analise os enunciados a seguir.


I. “O porto realiza o monitoramento da qualidade das águas, dos sedimentos, da fauna aquática e atividade pesqueira.”


II. “O primeiro local a receber o sistema será o Silo Público.”


III. “O Porto Escola apresenta de forma lúdica, por meio de palestra interativa e visita ao cais, [...] ações do porto para conservação do meio ambiente, saúde e segurança do trabalhador.”


IV. “O porto realiza o monitoramento da qualidade das águas, dos sedimentos, da fauna aquática e atividade pesqueira.”


As palavras destacadas nos enunciados são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação em: 

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C I e IV.
  • D III e IV.