Questões de Concursos da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos Página 1

Conforme o Decreto n° 4.584/2003, assinale a alternativa que indica competência do Conselho Fiscal.

  • A Fiscalizar a gestão administrativa, orçamentária, contábil e patrimonial da entidade, compreendendo os atos do Conselho Deliberativo e da Diretoria-Executiva, observado o disposto no contrato de gestão; e deliberar a respeito da aprovação do balanço anual e da respectiva prestação de contas da Diretoria-Executiva, depois da sua aprovação pelo Conselho Deliberativo.
  • B Elaborar plano de gestão de pessoal e plano de cargos, salários e benefícios, assim como o quadro de pessoal da entidade; e deliberar acerca da aprovação do balanço anual e da respectiva prestação de contas da Diretoria-Executiva, depois da sua aprovação pelo Conselho Deliberativo.
  • C Remeter ao Tribunal de Contas da União, até 31 de março do ano seguinte ao término do exercício financeiro, a prestação de contas da gestão anual aprovada pelo Conselho Deliberativo; e fiscalizar a gestão administrativa, orçamentária, contábil e patrimonial da entidade, compreendendo os atos do Conselho Deliberativo e da Diretoria-Executiva, observado o disposto no contrato de gestão.
  • D Coordenar, com os setores público e privado, a facilitação e a divulgação de mecanismos de financiamento e garantia para promover o comércio exterior.
  • E Deliberar quanto à aprovação da proposta do orçamento-programa e ao plano de aplicações apresentados pela Diretoria-Executiva; e deliberar acerca da aprovação do balanço anual e da respectiva prestação de contas da Diretoria-Executiva.

As negociações que visavam a solucionar a grande segregação legalizada de negros e brancos na África, conhecida como Apartheid, seguiu um formato em que as discussões das leis iniciais foram realizadas somente por homens brancos bem-intencionados, e não gerou o resultado esperado por aquela população, apesar do mérito que elas mereciam. Com base nesse contexto, é correto afirmar que, em negociações que provocarão decisões passíveis de impactar pessoas externas, para que os resultados sejam efetivos, torna-se importante que

  • A os negociadores decidam sozinhos e depois divulguem os resultados.
  • B deixem a responsabilidade das decisões para os negociadores, independendo da participação de intrusos, mesmo que eles sejam impactados no futuro.
  • C os negociadores dividam com elas o resultado, assegurando-se de que participem do processo de alguma forma.
  • D as pessoas externas concordem com a revisão de uma regra se elas se sentirem excluídas da elaboração do texto e dos ajustes.
  • E as decisões sejam feitas apenas pelas pessoas competentes, que entendem do contexto e que são exclusivamente responsáveis pela produção das regras.

Uma das formas de ordenar os documentos é a alfabética. No caso de pastas de arquivo por nomes de pessoas, a regra de alfabetação principal é a que considera

  • A a ordem alfabética pelo prenome.
  • B o último sobrenome e depois o prenome.
  • C os artigos e as preposições.
  • D os títulos das pessoas (ministro, professor, doutor) na alfabetação.
  • E a separação dos sobrenomes compostos.

Identificar os critérios segundo os quais os clientes, sejam eles internos ou externos, avaliam os serviços é uma maneira de melhor entender as expectativas deles. Um dos aspectos avaliados é a responsividade, que significa a (o)

  • A aparência das instalações físicas, dos equipamentos e dos colaboradores.
  • B fornecimento de atenção individualizada aos clientes e a facilidade de contato.
  • C conhecimento e a cortesia dos funcionários e a habilidade de transmitir segurança e credibilidade.
  • D prestação do serviço de forma confiável e consistente.
  • E disposição de prestar o serviço prontamente e auxiliar os clientes.

No que se refere à denominação, à natureza, à sede e à duração da Apex-Brasil, nos termos do respectivo Estatuto Social, assinale a alternativa correta.

  • A Trata-se de uma autarquia, de direito público, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública, sob a forma de sociedade anônima, que tem sede e foro na cidade de Brasília, não podendo abrir e manter filiais, escritórios, representações e subsidiárias no exterior.
  • B Corresponde a uma empresa pública, de direito privado, com fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública, sob a forma de organização social, que tem sede e foro na cidade de Brasília, podendo abrir e manter filiais, escritórios, representações e subsidiárias no Brasil e no exterior.
  • C Consiste em uma associação civil, de direito público, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública, sob a forma de organização social, que tem sede e foro na cidade de Brasília, não podendo abrir e manter filiais, escritórios, representações e subsidiárias no exterior.
  • D Equivale a uma empresa pública, de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública, sob a forma de serviço social autônomo, que tem sede e foro na cidade de Brasília, podendo abrir e manter filiais, escritórios, representações e subsidiárias no Brasil e no exterior.
  • E É uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública, sob a forma de serviço social autônomo, que tem sede e foro na cidade de Brasília, podendo abrir e manter filiais, escritórios, representações e subsidiárias no Brasil e no exterior.