Prova da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Vestibular - UFG (2009) - Questões Comentadas

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Um dos motores essenciais do riso na comédia é o quiproquó, situação na qual equívocos, mentiras, trocas de objetos ou de pessoas acabam por gerar confusões que alimentam o conflito dramático. Logo nas primeiras cenas de O demônio familiar, de José de Alencar, há referência a um quiproquó, instaurado quando Pedro

  • A entregou a Azevedo uma carta de Carlotinha destinada a Henriqueta, levando Alfredo a sentir-se enganado.
  • B distorceu as palavras de Azevedo, induzindo Vasconcelos a se indispor com o pretendente de Henriqueta.
  • C inventou falsas pretensões de Vasconcelos e este se irritou, indispondo-se com Azevedo.
  • D entregou a Azevedo uma violeta, inventando ter sido enviada, com um beijo, por Carlotinha
  • E mentiu a Eduardo sobre Henriqueta e este fechou sua janela, fazendo a jovem sentir-se desprezada por ele.

No romance A Confissão, de Flávio Carneiro, o protagonista afirma que o tempo “já não se resolve mais do modo normal” (p. 11). Na narração dos eventos que compõem o enredo desse romance, observa-se

  • A inexistência de elementos sugestivos de um tempo mítico
  • B ênfase nas lembranças do passado com recurso do fluxo de consciência.
  • C interrupção do discurso no presente com recuperação de eventos anteriores.
  • D ausência de traços de subjetividade na elaboração temporal.
  • E recorrência a elementos formais com sugestão de um eterno presente.

Nos livros Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e O demônio familiar, de José de Alencar, as personagens Leonardo (o filho) e Pedro são re- tratadas como anti-herois. Nessa condição e no contexto das obras, tais personagens representam a

  • A banalização de aventuras épicas
  • B negação da idealização romântica.
  • C satirização do sistema escravocrata.
  • D adesão à moral social vigente.
  • E ridicularização dos preceitos religiosos.

Embora individualmente os contos do Livro dos homens representem, por sentidos diversos, um espaço característico da geografia brasileira, no conjunto da obra, Ronaldo Correia de Brito caracteriza esse espaço pelo aspecto

  • A cultural, representando situações-limite intensificadas em dramas individuais.
  • B físico, explorando a descrição de um espaço marcado pela seca.
  • C político, mostrando as relações de poder apoiadas em leis próprias.
  • D econômico, apresentando o retrato do sertanejo marcado pela miséria
  • E natural, evidenciando o sertão de modo estereotipado pela descrição física.

Os poemas “Ecce Homo”, “Gênese” e “Soneto do essencial”, da Nova antologia poética, compartilham uma reflexão pela qual se identifica uma das vertentes da lírica de Afonso Felix de Sousa na obra. Tal reflexão relaciona-se

  • A à ideia da morte
  • B a questões amorosas.
  • C a imagens da infância.
  • D à palavra poética.
  • E à implacabilidade do tempo.