Questões da Prova da Universidade Estadual Paulista (UNESP) (2010)

Limpar Busca

No início do fragmento, Chomsky afirma que há muitos motivos para estudar a linguagem e aponta alguns deles. Releia o fragmento e, a seguir, assinale a única alternativa que contém um objetivo de estudo da linguagem não mencionado pelo autor:

  • A verificar os modos de utilização dos elementos da linguagem no pensamento.
  • B descobrir os efeitos da utilização dos elementos da linguagem humana sobre os animais próximos ao homem.
  • C descobrir a ordem e combinação dos elementos da linguagem.
  • D identificar a origem dos elementos da linguagem na história.
  • E verificar os modos de utilização dos elementos da linguagem na ciência e na arte.

Lendo atentamente o fragmento apresentado, percebemos que Chomsky considera que os princípios abstratos e universais que regem a linguagem decorrem de características mentais da espécie. Isso significa que considera a linguagem ligada

  • A ao plano da divindade.
  • B a acidentes históricos.
  • C a fenômenos aleatórios da natureza.
  • D ao plano biológico.
  • E à necessidade de sobrevivência.

No terceiro período do texto, o autor emprega três vezes o possessivo “sua”. Considerando que os possessivos apresentam nos textos uma função anafórica, ou seja, fazem referência a um termo oracional anterior, aponte a alternativa que indica o núcleo desse termo:

  • A elementos.
  • B linguagem.
  • C pessoas.
  • D ordem.
  • E ciência.

Chomsky usa para explicar seu ponto de vista uma expressão tradicional: a linguagem como “espelho do espírito”. O autor quer dizer, ao utilizar tal imagem,

  • A que a linguagem é o melhor meio de comunicação entre os homens.
  • B que o estudo da linguagem tem de se basear em fundamentos rigorosamente científicos.
  • C que descobrir como a linguagem funciona pode conduzir ao conhecimento de como o pensamento funciona.
  • D que a linguagem, como um espelho, pode revelar o espírito, mas não em sua totalidade.
  • E que o homem tem um modo de ser peculiaríssimo que não se revela pela linguagem.

Aponte a alternativa que apresenta, respectivamente, a as acepções utilizadas pelo autor no emprego das palavras “depreciar” e “questionar” em: “Há muitas respostas possíveis e, ao focalizar algumas delas, não pretendo, é claro, depreciar outras ou questionar sua legitimidade.”

  • A desprezar – garantir.
  • B valorizar – desvalorizar.
  • C menosprezar – refutar.
  • D marginalizar – negar.
  • E desvalorizar – discutir.