Questões da Prova do (2017)

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Para uma prova de seleção em um concurso para professores foi disponibilizado um edital contendo dez conteúdos. A organização do concurso optou por um sorteio que irá definir, no dia da prova, os dois conteúdos sobre os quais os concorrentes serão avaliados. Paulo resolveu participar do concurso, mas só conseguiu estudar sete dos conteúdos previstos no edital.
MARQUE a alternativa que indica a probabilidade de ser sorteado, no dia da prova, pelo menos um conteúdo que Paulo estudou.

  • A 1/15
  • B 7/15
  • C 14/15
  • D 7/30

A respeito da tirinha, é CORRETO afirmar que:

  • A imagens que retratam respectivamente uma banana, uma laranja e um amigo de modo literal ajudam no entendimento da tirinha como um todo.
  • B a frase "Quadrinhos dos Anos 10" refere-se apenas ao que é retratado no primeiro quadrinho, não se relacionando com o conteúdo restante da tirinha.
  • C a repetição da estrutura sintática das sentenças presentes em cada quadrinho funciona como um recurso coesivo, fortalecendo um senso de unidade na tirinha.
  • D cada quadrinho traz uma cena isolada incapaz de dialogar com as demais, evidenciando um desconhecimento do autor quanto às características composicionais do gênero.

A partir da leitura da tirinha e também das informações dadas a seu respeito, infere-se que:

  • A os quadrinhos procuram retratar o modo fantasioso como as pessoas da década de 1910 imaginavam o próprio futuro.
  • B o autor defende como positivo o desenvolvimento industrial e tecnológico atual, por trazer benefícios como amigos virtuais e frutas empacotadas.
  • C "Anos 10" refere-se à década de 2010, quando estariam presentes na sociedade os produtos representados pelas imagens nos quadrinhos.
  • D no primeiro quadro, a banana não aparece porque já foi comida pelo neto do interlocutor antes da sobremesa, conforme indica a presença da colher.

A alternância entre o uso da primeira pessoa do singular em “Eu tenho resistido o quanto posso” e da primeira pessoa do plural em “não podemos nos acoelhar” pelo locutor, no texto I, tem como efeito de sentido:

  • A demonstrar o poder exercido pelo locutor.
  • B colocar em segundo plano as suas ações.
  • C reconhecer a função do Judiciário nas investigações.
  • D apresentar um posicionamento contrário à Operação Lava Jato.

ASSINALE a alternativa na qual há exemplos de um uso NÃO-PADRÃO de concordância nominal da Língua Portuguesa:

  • A 'ocê' e 'prá'
  • B 'atestá' e 'entendê'
  • C 'as letra' e 'os livro"
  • D 'vento virado' e 'febre interna'