Prova da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Assistente Administrativo - UFRRJ (2009) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Os sambas-enredos caracterizam-se, basicamente, por con tar determinada historia. Pode-se afirmar que o texto lido, através de diversos exemplos, tem como tema principal a história

  • A da Mangueira como escola de samba.
  • B dos poetas portugueses e brasileiros.
  • C dos portugueses no Brasil.
  • D da Língua Portuguesa.
  • E da cultura portuguesa.

Pode-se afirmar que a terminação do termo “tupinambrasileirou” insere-o na classe dos

  • A substantivos.
  • B adjetivos.
  • C advérbios.
  • D pronomes.
  • E verbos.

0 verso “Faz do Palácio do Samba uma casa portuguesa” refere-se

  • A à quadra da escola de samba, que se transformaria em “casa de cultura portuguesa”, por conta do tema do samba-enredo.
  • B à escola de samba, que se transformaria em “museu de Portugal”, por conta dos diferentes traços do país mostrados no samba-enredo.
  • C ao bairro da Mangueira (Rio de Janeiro), que se transformaria em “centro de tradições portuguesas”, pelas semelhanças geográficas com Portugal.
  • D ao bairro da Mangueira, que se aproxima de Portugal, pela temática escolhida para a escola de samba.
  • E à quadra da escola de samba, que se transformaria em “centro de tradições portuguesas”, pela influência musical de Portugal.

A altemativa em que a palavra MAIS pode ser empregada no mesmo sentido que no fragmento “Tenho a mais bela maneira de expressar” é:

  • A Sou bela,... também tenho defeitos
  • B Somos ... felizes quando unidos.
  • C A realidade pode ser dura,... ainda vale a pena viver.
  • D O trabalho pode ser cansativo, ... o salário pode compensar.
  • E Tenho a beleza,... sinto falta de amor.

A respeito da palavra “assim”, no último balão da história em quadrinho, pode-se afirmar que é um(a)

  • A adjetivo.
  • B substantivo.
  • C artigo.
  • D preposição.
  • E advérbio.