Prova da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Engenheiro - COMPERVE (2017) - Questões Comentadas

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Em sua centralidade, o texto propõe-se a,

  • A por um lado, explicitar conceitos científicos e, por outro, corroborar a essencialidade que o ser humano atribui ao ato de nomear as coisas.
  • B por um lado, problematizar conceitos artísticos e, por outro, criticar a essencialidade que o ser humano atribui ao ato de nomear as coisas.
  • C por um lado, criticar conceitos científicos e, por outro, problematizar a essencialidade que o ser humano atribui ao ato de nomear as coisas.
  • D por um lado, corroborar conceitos artísticos e, por outro, explicitar a essencialidade que o ser humano atribui ao ato de nomear as coisas.

O título do texto

  • A despista, de modo intencional, uma relação estabelecida no conjunto dos parágrafos e aponta, apenas indiretamente, para a centralidade da discussão promovida.
  • B sinaliza, de modo implícito, uma relação estabelecida no conjunto dos parágrafos e aponta, apenas indiretamente, para a centralidade da discussão promovida .
  • C sinaliza, de modo explícito, uma relação estabelecida no conjunto dos parágrafos e aponta, diretamente, para a centralidade da discussão promovida.
  • D despista, de modo não intencional, uma relação estabelecida no conjunto dos parágrafos e aponta, diretamente, para a centralidade da discussão promovida.

No texto, entrecruzam-se, dominantemente, os tipos textuais

  • A argumentativo e narrativo.
  • B argumentativo e explicativo.
  • C injuntivo e descritivo.
  • D injuntivo e explicativo.

Considerando a totalidade do primeiro parágrafo do texto, a expressão “passam ao largo” foi utilizada para

  • A atenuar a íntima relação entre as discussões modernas e a realidade das pessoas comuns.
  • B asseverar a íntima relação entre as discussões modernas e a realidade das pessoas comuns.
  • C atenuar o distanciamento entre as discussões modernas e a realidade das pessoas comuns.
  • D asseverar o distanciamento entre as discussões modernas e a realidade das pessoas comuns.

Para uma compreensão precisa das ideias presentes no texto,

  • A é suficiente dominar o código linguístico utilizado para produzir o texto.
  • B é necessário recuperar as informações implícitas presentes no último parágrafo.
  • C é suficiente mobilizar os conhecimentos interacionais expressos pelo gênero.
  • D é necessário recorrer a determinadas informações fora dos limites do texto .