Questões da Prova da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Técnico - Informática (2016)

Limpar Busca

No trecho “Quem está dizendo não é o Mark Zuckerberg, mas a Universidade da Califórnia” (linha 04), o autor do texto:

  • A lamenta Mark Zuckerberg não ser autor da frase, já que ele foi o criador do Facebook.
  • B relativiza a informação tendo em vista que partiu de fonte distante do meio tecnológico.
  • C contesta a informação prévia do leitor o qual atribui a afirmação ao criador do Facebook.
  • D destaca a validade da afirmação, por ter origem em instituição sem vínculo com a rede social.
  • E equipara as duas fontes da afirmação sobre as vantagens da rede social, quanto à idoneidade.

Segundo James Fowler, os estudos sobre o vínculo entre longevidade e relações sociais sugerem que:

  • A fumar é mais nocivo que não ter vida social.
  • B viver isolado prejudica mais que fumar diariamente.
  • C ter vida social tem mais influência que o controle de peso.
  • D a obesidade traz mais danos que o fumo e o isolamento juntos.
  • E as relações sociais virtuais são menos relevantes que as presenciais.

Conforme o estudo da Universidade da Califórnia, é correto afirmar que:

  • A quanto mais tempo um usuário gasta no Facebook, mais tempo ele vive.
  • B vivem mais os usuários ativos nas redes sociais e sociáveis na vida offline.
  • C usuários mais jovens são mais ativos e passam mais tempo nas redes sociais.
  • D usuários do Facebook são mais saudáveis que os que não estão na rede social.
  • E as interações online são mais influentes na longevidade que as relações offline.

No trecho “e foi replicado centenas de vezes desde então” (linhas 21-22), o termo sublinhado pode ser substituído, sem prejuízo do sentido, por:

  • A refutado.
  • B explicado.
  • C contestado.
  • D respondido.
  • E reproduzido.

O objetivo central do texto é:

  • A incentivar as pessoas a usarem redes sociais, como o Facebook.
  • B mostrar as vantagens e desvantagens de participar de redes sociais.
  • C defender o uso das redes sociais como fonte de alegria e felicidade.
  • D orientar os jovens sobre o uso saudável e adequado das redes sociais.
  • E divulgar o resultado de uma pesquisa sobre longevidade e redes sociais.