Questões da Prova da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Administrador (2015)

Limpar Busca
Para realizar as quatro tarefas gerenciais (planejamento, organização, liderança e controle) de modo eficaz e eficiente, as organizações agrupam ou diferenciam seus gestores da seguinte forma: 
  • A pela formação profissional e pela experiência.
  • B pelo nível hierárquico e pelas habilidades.
  • C pelas características de personalidade.
  • D pelo poder que detêm na organização.
  • E pela autoridade e delegação.
São fatores que influenciam os administradores na escolha da estrutura organizacional: estratégia, tecnologia, recursos humanos e: 
  • A finanças.
  • B liderança.
  • C poder e autoridade.
  • D porte da organização.
  • E ambiente organizacional.
O termo "administração" se refere ao processo de fazer com que as coisas sejam executadas, com eficiência e eficácia. Identifique a afirmativa adequada para o entendimento dos termos eficiência e eficácia.
  • A É mais fácil ser eficaz quando se ignora a eficiência.
  • B Uma organização que não é eficaz, também não será eficiente.
  • C Primeiro a organização tem que ser eficiente para conseguir ser eficaz.
  • D Eficiência possibilita o alcance das metas, por meio da eficácia no uso dos recursos.
  • E Evitando desperdícios a empresa tende a ser eficaz, produzindo muito a empresa tende a ser eficiente.
"Se você não se importa muito com onde quer chegar, então não importa que caminho toma..." Esse trecho dito pelo gato Cheshire em Alice no País das Maravilhas, refere-se a qual etapa do processo administrativo? 
  • A Planejamento.
  • B Organização.
  • C Motivação.
  • D Direção.
  • E Meta.
O administrador deve ter a capacidade mental de analisar e diagnosticar as situações complexas. Essa capacidade é chamada de: 
  • A Competência emocional.
  • B Estabilidade emocional.
  • C Habilidade conceitual
  • D Talento de liderança.
  • E Habilidade política.