Questões da Prova do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA) - Auxiliar Judiciário (2009)

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O texto evidencia, sobretudo,

  • A a influência das religiões na maneira atual de se fazer propaganda, tanto de novas ideias quanto dos princípios básicos de qualquer teoria.
  • B os problemas de ordem política enfrentados pelos mais diversos governantes ao longo da história, no sentido de propiciar a divulgação de seus atos.
  • C a importância da linguagem na difusão de ideias, sejam elas voltadas para causas relevantes, sejam elas destinadas ao comércio de produtos e serviços.
  • D as referências feitas pela publicidade às figuras ilustres do passado, que defenderam novas ideias, especialmente na França.
  • E a necessidade de criatividade e originalidade dos propagandistas na divulgação de bens e serviços, na atual concepção dos apelos comerciais.

O desenvolvimento do texto se faz

  • A de modo a oferecer uma visão crítica dos abusos cometidos por divulgadores de produtos, ao manipular, com fantasias, a opinião pública.
  • B mediante o reconhecimento internacional conquistado pela publicidade brasileira, um prestígio que se traduz em inúmeros prêmios.
  • C por meio da oposição entre a liberdade total de circulação de ideias, que caracterizava a publicidade, e seu controle pela imprensa no século XX.
  • D a partir do registro histórico da evolução da propaganda brasileira, especialmente pela escolha de uma linguagem mais técnica e prática.
  • E com base na transformação do sentido original do termo publicidade, desde a ampla circulação de ideias até o convencimento para o consumo.
Portanto, para a democracia. (3o parágrafo)

Com a afirmativa acima, identifica-se no contexto
  • A conclusão, tendo em vista que um regime democrático pressupõe a livre circulação das mais variadas ideias.
  • B ressalva, já que deveria haver publicidade em todos os regimes políticos, até mesmo em reinados.
  • C explicação necessária em razão da oposição que surge em seguida, quanto ao segredo inerente a alguns sistemas de governo.
  • D finalidade, no sentido de que um regime político deve ter sempre por base a divulgação de todos os seus atos.
  • E causa, que justifica o uso da propaganda na defesa de projetos e ideias, tanto na área política quanto na religiosa.

Segundo o texto, o termo publicidade

  • A foi aplicado a uma profissão que se associou, ao longo da história, a um vasto conhecimento e domínio da arte de falar e de escrever.
  • B teve seu sentido original alterado por grandes líderes, que defenderam ideias até mesmo revolucionárias em sua época.
  • C sofreu redução de seu sentido original a uma situação particular de comercialização de produtos, na atualidade.
  • D foi identificado com a capacidade oral, demonstrada por grandes figuras históricas, de propor mudanças políticas e religiosas.
  • E abrangeu objetivos idênticos, desde sua origem, aos que caracterizaram a propaganda ao longo do tempo.

Considere o último parágrafo do texto.

I. Pesquisas científicas embasam os recursos utilizados por publicitários como forma de chamar a atenção pública para determinados produtos.

II. O caráter massificador da imprensa no século XX transformou a publicidade em importante aliada dos publicistas, na divulgação pública de bens e serviços.

III. Publicitários dão preferência às fantasias dos consumidores, bem mais do que à utilidade prática dos objetos comercializados.

É correto o que se afirma em:

  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.