Prova da Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE-AC) - Professor - Biologia - IBADE (2020) - Questões Comentadas

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Conforme determina o Art. 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

  • A acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria.
  • B atendimento educacional especializado particular e privado aos educandos com deficiência.
  • C educação básica obrigatória e gratuita dos 5 (cinco) aos 16 (dezesseis) anos de idade.
  • D vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 2 (dois) anos de idade.
  • E oferta de ensino noturno regular, adequado às condições da escola.

Paulo Freire, na obra Pedagogia do Oprimido, enfocou seu trabalho tratando a educação como um momento do processo de humanização. Para ele, a construção de uma nova sociedade não poderá ser conduzida pelas elites dominantes, incapazes de oferecer as bases de uma política de reformas. Então, segundo Freire, a construção de uma nova sociedade só poderá ser conduzida pela/pelas/pelos:

  • A ideologia opressora.
  • B massas populares.
  • C cristãos.
  • D ideologia político partidária.
  • E militares.

O livro Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, foi escrito em 1968, período em que o autor estava exilado no Chile. Foi proibido no Brasil e teve sua publicação liberada em qual década?

  • A 1950
  • B 1960
  • C 1970
  • D 1980
  • E 1998

Paulo Freire, educador e filósofo, desenvolveu o conceito de consciência transitiva. No conceito de consciência transitiva desenvolvido pelo autor, a consciência deve estar articula com os/a:

  • A movimentos de esquerda, pois se opõem ao regime capitalista vigente.
  • B classe política, pois estão no poder e assim poderão promover a transformação.
  • C práxis, um ação mais reflexão, desafiadora e transformadora.
  • D classe dominante, pois detém os modos de produção capitalista.
  • E classe operária, pois nela esta a força de trabalho.

Sobre tendências pedagógicas, suas correntes teóricas e alternativas metodológicas, afirma o autor referência no debate, Libâneo, que estas foram classificadas em Tendências Pedagógicas Liberais (Tradicional, Renovada progressivista, Renovada não-diretiva e Tecnicista) e Tendências Pedagógicas Progressistas (Libertadora, Libertária e Crítico-social dos conteúdos). Assim, de acordo com o autor, assinale a alternativa que corresponde ao entendimento que a Tendência Pedagógica Liberal Tradicional tem sobre o Papel da Escola.

  • A Espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário
  • B A difusão de conteúdos é a tarefa primordial. Não conteúdos abstratos, mas vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais
  • C Não é próprio da pedagogia libertadora falar em ensino escolar, já que sua marca é a atuação "não-formal"
  • D Num sistema social harmônico, orgânico e funcional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas
  • E A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade