Questões da Prova da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) - Professor - Inglês (2013)

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Identifique com V ou com F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.


As informações do texto permitem afirmar que


( ) o docente do século XXI tem um compromisso maior com os alunos e com a sociedade em geral.

( ) a ação educativa, pelo visto, não transcende às ações dos professores e não extrapola os limites físicos da sala de aula.

( ) o discurso pedagógico dominante hiper-responsabiliza os professores em relação à prática pedagógica e à qualidade de ensino.

( ) o sistema vê a figura do professor como o condutor visível da ação educativa, transferindo-lhe um número cada vez maior de funções.

( ) a formação do profissional de ensino, para que ele possa desempenhar bem seu papel, pressupõe um amplo e continuado processo, que vai além de pequenos treinamentos e reciclagens.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

  • A V V V V V
  • B F V V V F
  • C V F F F V
  • D F V F V F
  • E V F V F V

Em relação ao perfil do professor, parte das pretensões dos Parâmetros Curriculares leva ao pressuposto de que esse profissional

  • A mudou seu status, embora tenha de trabalhar bem mais do que antigamente.
  • B saiu de uma situação bastante desconfortável para outra bem menos exaustante.
  • C tomou consciência, finalmente, de que sua profissão, como o sacerdócio, implica desapego.
  • D acreditou, desde o início de sua carreira, que seu trabalho seria reconhecido por todos, sem distinção.
  • E passou a contar com salas de aula bem equipadas, uma boa infraestrutura escolar e considerável valorização profissional.

A partir da análise da organização estrutural do texto, é correto afirmar:

  • A O articulista, no primeiro parágrafo, relativiza a necessidade de mudanças no perfil do profissional de ensino do século XXI, ao negar que o novo milênio tenha algo a ver com tal exigência.
  • B A presença de inovações no novo perfil do educador é referida no segundo parágrafo, estando todas elas atreladas a uma série de indicadores de que são indispensáveis diante dos desafios que esse profissional enfrenta na sua prática diária.
  • C O terceiro parágrafo faz alusão à impossibilidade, hoje em dia, de alguém pretender usar a Escola como uma chance de complementação salarial, uma vez que somente profissionais qualificados na área educacional compõem o quadro docente das unidades brasileiras de ensino, públicas ou privadas.
  • D A contradição observável no quarto parágrafo diz respeito ao fato de os PCNs apresentarem os atributos esperados do professor atual e, adiante, desconstruir o perfil traçado, pleiteando outro diferente.
  • E A conclusão do artigo contradiz o que foi explicitado no parágrafo anterior quanto à finalidade do fazer pedagógico em sala de aula, na contemporaneidade.

O termo transcrito cujo referente, no contexto em que se insere, deixa de ter como o substantivo “professor” (l. 11) é o transcrito em

  • A “que” (l. 23).
  • B “sua” (l. 37).
  • C “ele” (l. 44).
  • D “se” (l. 47).
  • E “seus” (l. 59).

Marque com V a releitura que — indicada à direita e em itálico — preserva o sentido original do fragmento transcrito à esquerda e com F, os demais.


( ) “pelo imperativo das inovações” (l. 2-3) –– pela imposição das novidades.

( ) “culminando no que chamam” (l. 7 ) –– terminando no que denominam.

( ) “é desafiado a atuar criticamente” (l. 14) — é afrontado a agir ironicamente.

( ) “uma fonte de tensão” (l. 22) — um manancial de incongruência.

( ) “cuja arte se expressa” (l. 52) –– cujo conhecimento se manifesta.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

  • A F V F V F
  • B F F V V F
  • C V V F F V
  • D V F V F V
  • E V V V V V