Prova do Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Pedagogo - Marinha (2014) - Questões Comentadas

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Segundo Chevallard, citado por Lopes e Macedo (2011) , a transição de um conhecimento, considerado como uma ferramenta a ser colocada em uso, para algo a ser ensinado e aprendido corresponde à definição de
  • A hibridização
  • B reinterpretação.
  • C transposição didática.
  • D recontextualização.
  • E reconstrução acadêmica.
Considere que um supervisor e um orientador educacional realizarão um projeto em comum com o objetivo de proporcionar encontros com pais, alunos e professores, para tratar de questões que possam estar dificultando o diálogo e sua aproximação com a escola. Esse projeto, de acordo com Lück (2013) , está associado a uma prática
  • A transformadora, legitimando a opinião dos alunos nas decisões da escola.
  • B conservadora, mobilizando questionamentos sobre os conflitos existentes.
  • C diagnóstica, possibilitando uma avaliação pontual dos resultados alcançados.
  • D mediadora, favorecendo a assimilação e a reconstrução do conhecimento.
  • E pluralista, garantindo a participação de toda a comunidade escolar.
Segundo Lück (2012) , uma forma extremamente importante para o desenvolvimento de competências para o exercício da liderança consiste na realização de
  • A feedback instrucional.
  • B programas de treinamento.
  • C modelagem.
  • D corporativismo.
  • E autoavaliaçao.
Assinale a opção que apresenta o filósofo que criticou o absolutismo, elaborou os fundamentos da doutrina liberal e centralizou os interesses pedagógicos no aluno e não mais no professor.
  • A Voltaire.
  • B Kant.
  • C Descartes.
  • D Rousseau.
  • E Hegel.
Segundo Kenski (2012), a evolução tecnológica redesenhou a sala de aula em um novo espaço educacional, denominado ambiente virtual de aprendizagem. Sobre os ambientes virtuais de aprendizagem, é correto afirmar que:
  • A possibilitam a conectividade e o acesso à informação e à comunicação interpessoal, buscando a aprendizagem individual a partir de modelos massivos de ensino que atendam à demanda de formação integral dos alunos.
  • B são espaços de aprendizagem que permitem a comunicação de forma síncrona e assíncrona, oferecendo aos estudantes a oportunidade de acompanhar um ritmo de estudo determinado pelos tutores e pela equipe pedagógica do curso.
  • C permitem integrar múltiplas mídias e linguagens mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação, com apresentação de informações de maneira otimizada e objetiva, conforme modelos padronizados de ensino.
  • D caracterizam-se como espaços em que ocorre a divergência entre hipertexto, hipermídia e agentes digitais, com formatos síncronos e assíncronos de comunicação, garantindo aprendizagem individualizada.
  • E são espaços possibilitados pelas tecnologias digitais que oferecem condições para a interação permanente entre seus usuários, facilitando a propagação de atitudes de cooperação entre os participantes, para fins de aprendizagem.