Questões da Prova do Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Psicologia (2018)

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Lemgruber (2000), quando se refere aos estudos de McCullough, discorre sobre um esquema didático que serve como auxílio para a identificação dos comportamentos defensivos que estariam bloqueando sentimentos adaptativos do paciente, devido à experiência de afetos inibidores (ansiedade, culpa, vergonha ou dor) excessivos e desadaptativos. Sendo assim, assinale a opção que apresenta esse conceito.

  • A Triângulo da Pessoa.
  • B Triângulo do Conflito.
  • C Vértices das Defesas.
  • D Triângulo dos Afetos.
  • E Vértices da Pessoa.

Morales (2001), ao falar sobre as ações do professor e as necessidades dos alunos, menciona três áreas de atuação desse profissional. Assinale a opção que apresenta corretamente essas três áreas.

  • A Dar estrutura ao aprendizado, ser responsável pelo desenvolvimento da moral e cívica dos alunos e apoiar a autonomia dos alunos.
  • B Dominar as emoções dos alunos, instalar a zona de desenvolvimento proximal e apoiar a autonomia dos alunos.
  • C Qualidade das relações interpessoais, promover o domínio das funções cognitivas e volitivas e apoiar a autonomia dos alunos.
  • D Qualidade das relações interpessoais, ser responsável pela assimilação e acomodação e dar estrutura ao aprendizado.
  • E Qualidade das relações interpessoais, dar estrutura ao aprendizado e apoiar a autonomia do aluno.

Robbins (2010) identifica cinco estratégias de resolução de conflitos. Qual estratégia se caracteriza por uma das partes sacrificar seus interesses substantivos em detrimento dos interesses contrários para fortalecer o relacionamento entre as partes?

  • A Compromisso.
  • B Colaboração.
  • C Evitamento.
  • D Competição.
  • E Acomodação.

No que tange ao trabalho em equipe no contexto da saúde, Chartier (1984 apud ARAÚJO, NEGROMONTE //in:FRANCO, 2010) formalizou uma escala de níveis de intervenção que vão da pluridisciplinaridade à transdisciplinaridade. Com relação a esses níveis, assinale a opção correta.

  • A Nível 0: os profissionais se conscientizam dos fracassos e aceitam questionar a formação anterior, mas tornam a se alienar na busca de uma técnica que funcione como panaceia.
  • B Nível 1: os profissionais ainda permanecem fixados à aplicação dogmática dos conhecimentos adquiridos em sua formação.
  • C Nível 2: corresponde às ações dos não profissionais, cuja eficácia é frequentemente denegada.
  • D Nível 3: os cuidadores não reconhecem que nenhum dispositivo técnico solucionará, por si só, as dificuldades do acompanhamento de seus pacientes. Aferram-se à ilusória segurança proporcionada pelo status profissional e são incapazes de renunciar à megalomania terapêutica.
  • E Nível 4: os profissionais transpõem a barreira de suas especialidades e passam a intervir no campo de outrem sem restrições.

Kaplan, Sadock e Grebb (1997) descreveram o afeto como experiência da emoção expressada pelo paciente e observada por outros. Sendo assim, correlacione o tipo de afeto à sua definição e assinale a opção correta.


TIPO

I- Afeto inadequado

II- Afeto embotado

III- Afeto restrito ou limitado

IV- Afeto plano

V- Afeto lábil


DEFINIÇÃO

( ) Mudanças bruscas e rápidas no tom emocional, sem relação com estímulos externos.

( ) Redução na intensidade do sentimento, menos severa que no afeto embotado, mas claramente reduzida.

( ) Perturbação do afeto manifestada por uma severa redução na intensidade do tom de sentimento externalizado.

( ) Ausência ou quase ausência de quaisquer sinais de expressão afetiva: voz monótona, face imóvel.

( ) Desarmonia entre o tom emocional e a ideia, pensamento ou fala que o acompanha.

  • A (I) (II) (V) (IV) (III)
  • B (V) (IV) (II) (III) (I)
  • C (V) (I) (III) (IV) (I)
  • D (V) (III) (II) (IV) (I)
  • E (I) (II) (IV) (III) (V)