Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Honório Serpa - Farmacêutico analista clínico (2019)

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Assinale a alternativa que contém uma interpretação CORRETA sobre o conteúdo do texto.

  • A O argumento do cônego está em aparente contradição com a sua posição eclesiástica, pois ele supervaloriza as coisas terrenas.
  • B O trecho apresenta, com base no discurso de dois personagens, uma controvérsia sobre a questão do “amor da glória”.
  • C Um dos tios do narrador, por seguir carreira militar, considera o amor da glória a perdição das almas, pois prejudicaria a ação bélica.
  • D O narrador não somente apresenta uma oposição de ideias, a partir da experiência dos personagens, mas também se posiciona claramente a respeito.

Nesse trecho de seu romance, Machado de Assis emprega o adjetivo “temporal” para se referir a um tipo de “amor da glória”. Em relação a esse adjetivo, segundo o contexto do parágrafo, é CORRETO afirmar que:

  • A Corresponde à ideia de tempestade, com toda a sua violência natural.
  • B É utilizado pelo autor com deboche, como forma de crítica à religião.
  • C Faz referência à expectativa de uma recompensa espiritual.
  • D Se forma a partir da palavra “tempo”, e se opõe à noção de eternidade.

Ainda com base no trecho de Machado de Assis, um dos tios do narrador argumentava que “o amor da glória era a coisa mais verdadeiramente humana que há no homem”. Neste caso, o termo “verdadeiramente” pode ser classificado gramaticalmente como:

  • A Adjetivo.
  • B Advérbio.
  • C Preposição.
  • D Verbo.

Com base nesse trecho, o protagonista do romance pode ser considerado um personagem:

  • A Antipatriótico.
  • B Nacionalista.
  • C Pacifista.
  • D Revolucionário.

No parágrafo selecionado, o narrador afirma que o protagonista do romance “ia até ao crime de amputar alguns quilômetros ao Nilo”. Neste contexto, pode-se afirmar que o termo “amputar” está empregado:

  • A De acordo com a carreira médica do personagem.
  • B Em sentido figurado, significando reduzir ou omitir.
  • C Com o intuito de chocar o leitor, levando-o a desprezar o protagonista.
  • D Em sentido literal, pois traz a ideia de mutilação física.