Prova da Prefeitura Municipal de Florianópolis - Administrador Escolar - FEPESE (2018) - Questões Comentadas

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O documento Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015) propõe:

  • A Superar a segmentação entre Ensino Fundamental e Ensino Médio com base nas Matrizes Curriculares, abordando o direito à aprendizagem e à Educação Integral como concepções inerentes ao processo educativo, bem como os sujeitos em seus diferentes percursos formativos.
  • B Estabelecer a obrigatoriedade da matrícula das crianças na Educação Básica a partir dos 4 anos, o que impõe aos municípios tarefas imprescindíveis à ampliação da rede e melhoria na qualidade de seus serviços para atender a nova demanda e fortalecer a integração com as etapas posteriores.
  • C Consolidar uma política educacional que estabeleça regras avaliativas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, assegurando que, ao final dessa etapa educativa, os alunos sejam capazes de ingressar no Novo Ensino Médio e tenham sucesso nos diferentes percursos educativos escolhidos.
  • D Assegurar a integração entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, incluindo a modalidade da Educação de Jovens e Adultos, considerando as Políticas e Diretrizes Nacionais e Municipais, e contemplando as proposições das políticas de ações afirmativas.
  • E Definir os princípios e as concepções basilares para a Educação Básica, assegurando a articulação, a sequencialidade e a organicidade necessárias entre as diferentes etapas e modalidades que a compõem e que são de responsabilidade do Estado de Santa Catarina.

Os princípios da ERER estão sustentados e articulados na perspectiva de (re)conhecimento e valorização da temática, como indicador de qualidade da/na educação.

Segundo o documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira que instituíram a categoria “Educação para as Relações Étnico-Raciais – ERER (2016), são princípios da ERER:

  • A Rupturas do preconceito; conhecimento conceitual sobre as matrizes africanas; combate à xenofobia e homofobia.
  • B Pertencimento étnico; elaboração conceitual para a formação do cidadão; estudos de gênero e etnias de matriz africana.
  • C Combate à invisibilidade dos grupos discriminados; combate à hierarquização cultural; reconhecimento da diversidade étnica.
  • D Negação dos sujeitos e seu legado cultural e biológico; combate ao racismo institucional; dinâmicas e os valores culturais das populações negras.
  • E Consciência política e histórica da diversidade; fortalecimento de identidades e de direitos; ações educativas de combate ao racismo e às discriminações.

As avaliações em larga escala são externas às instituições escolares avaliadas e abrangem todo o sistema de ensino, ou seja, todas as escolas deste sistema que atendam aos requisitos mínimos de participação. São planejadas e executadas por agentes externos às escolas.


Qual órgão, no Brasil, é responsável pela execução das principais avaliações em larga escala?

  • A O MEC, Ministério da Educação, órgão mais importante do governo federal.
  • B A OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
  • C O INEP, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.
  • D O PISA, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.
  • E A SENADE, Secretaria Nacional de Avaliação do Desempenho de Estudantes.

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2010) enfatizam que, na organização e gestão do currículo, as abordagens interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante.

Em relação à interdisciplinaridade e à transversalidade, é correto afirmar:

  • A A primeira se refere à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento e a segunda, à dimensão didático-pedagógica.
  • B Os dois conceitos se fundem num mesmo objeto de conhecimento, a partir da complementação didático-pedagógica num único núcleo conceitual.
  • C A interdisciplinaridade expressa frações do conhecimento e o hierarquiza, ao passo que a transversalidade estuda um objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo.
  • D A interdisciplinaridade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em eixos temáticos integrados às disciplinas, de forma a estarem presentes em todas elas.
  • E A transversalidade difere-se da interdisciplinaridade uma vez que rejeita a concepção de conhecimento teoricamente sistematizado a partir de disciplinas.

No âmbito da educação nacional, foram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira que instituíram a categoria “Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER)”.


Em relação à ERER, é correto afirmar:

1. A ERER tem se formatado como expressão para qualificar aquilo que trata de questões de etnia de base africana na educação.

2. Expressa em sua diversidade a intencionalidade de suas ações pelo reconhecimento e valorização dos conteúdos de matriz africana nas diversas dinâmicas pedagógicas da Educação Básica.

3. Identifica e compreende estudos e/ou políticas públicas institucionais que objetivam a promoção da igualdade étnico-racial por intermédio do processo educativo em todas as etapas e modalidades da educação brasileira.

4. A ERER objetiva reeducar os modos de convivência dos sujeitos sociais, para a compreensão e a valorização dos conteúdos étnicos de base indígena que se inserem na constituição da identidade brasileira.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.