Prova da Prefeitura Municipal de Domingos Martins - Professor - Italiano - Instituto Access (2024) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Na célula C2, a fórmula inserida foi

  • A =SOMARPRODUTO(A2;B2).
  • B =PRODUTO(A2;B2).
  • C =MULT(A2;B2).
  • D =SOMARPRODUTO(A2,B2).

Em relação às ideias do texto, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto apresenta um cenário que é típico de Portugal, o que pôde ser percebido pela língua que todos falavam.
II. O ônibus assume um papel de microcosmo em relação a um macrocosmo social, em que o autor se insere e faz suas inferências.
III. A narrativa da viagem se coloca em segundo plano pois o que mais chamou a atenção do enunciador do texto foi a sequência de disparates vivenciados.

Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se todas as afirmativas estiverem corretas.

A estratégia textual passeia por gêneros textuais distintos. Assinale a alternativa em que o elemento indicado não esteja presente.

  • A descrição
  • B injunção
  • C narração
  • D argumentação
Num mundo onde o silêncio se tornou um artigo de luxo, uma viagem de autocarro – como se designa um ônibus em Portugal – pode transformar-se numa sinfonia de desconfortos, desafios à nossa paciência e epifania para o tempo presente. (12-16)
O segmento entre travessões indica, no texto, uma
  • A enumeração.
  • B explicitação.
  • C especificação.
  • D explicação.

Na linha 25, ao empregar a palavra “périplo”, o texto quis apontar para uma viagem que

  • A representava o sonho de muitos.
  • B ia percorrer todas as fronteiras de Portugal.
  • C demorava para terminar.
  • D estava sendo desconfortável fisicamente.