Prova da Prefeitura Municipal de São José de Piranhas - Professor - Língua Portuguesa - CPCON (2016) - Questões Comentadas

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Coloque (V) ou (F), conforme sejam verdadeiras ou falsas as proposições sobre a pontuação do texto. ( ) Os dois pontos nas duas situações do texto (linhas 6 e 9) foram usados pelo mesmo motivo. ( ) Em “a economista Liz Pontes Moreira, 45 anos,” (linha 3) a expressão destacada está entre vírgulas porque é um aposto, já que apresenta uma informação sobre a economista, sem uso de conectivo ou verbo. ( ) Empregou-se vírgula antes sem que (linha 5) para separar a oração subordinada adverbial da oração principal. ( ) A oração “Ao ligar para a firma,” (linhas 8 e 9) está separada por vírgula porque é reduzida e subordinada adverbial deslocada de seu lugar habitual, no final do período. ( ) As aspas em: “Enviamos uma parte do lixo da senhora para o ‘lixão’”, (linha 9 e 10) delimitam a fala do gerente. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:

  • A V F V F V
  • B V F F F F
  • C F F V V V
  • D F V V V V
  • E V V V F F

Nos enunciados a seguir, os acentos indicativos de crase foram retirados propositalmente em função da questão. Leia-os: I - No dia a dia da vida esquecemos dos nossos sonhos. II - Visitei a escola do meu filho e encontrei vários problemas de infraestrutura. III - A proporção que se aproximava o dia da entrega do prêmio, mais ansiosos ficavam os atores. IV- Sua objeção a contratação do novo funcionário restringia-se as exigências salariais do candidato. Podemos deduzir que,

  • A Apenas as sentenças I e IV devem ter acento indicativo de crase.
  • B As sentenças III e IV não devem ter acento indicativo de crase.
  • C Todas as sentenças devem ter acento indicativo de crase.
  • D Apenas as sentenças III e IV devem ter acento indicativo de crase.
  • E Nenhuma das sentenças deve ter acento indicativo de crase.

Leia o enunciado, a seguir: Os estudos sobre o rio caudaloso do ensino de Língua Portuguesa mostram-nos os matizes da linguagem e, sobretudo, o conhecimento de que as línguas se transformam com o tempo, alheia à vontade dos usuários. Sendo assim, pode-se afirmar que: I- É possível compreender as várias nuances, no que tange aos diversos contextos e às diversas funções do uso da linguagem. II- Face às características da sociedade pós-moderna, exige-se de cada usuário da língua habilidades específicas para cada ato comunicativo. III- A língua é um fenômeno estático, que não implica, necessariamente, mediação entre o homem e sua realidade social. Analise as proposições. Está(ão) CORRETA(S) apenas:

  • A I e III
  • B II e III
  • C I e II
  • D I
  • E II
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, é possível reconhecer que: ( ) As concepções teóricas desse documento privilegiam a dimensão interacional e discursiva da língua. ( ) Definem o domínio da língua (oral e escrita) como uma das condições para plena participação do indivíduo em seu meio social. ( ) Privilegiam os conteúdos gramaticais, na forma e na sequência dos modelos tradicionais. Analise as proposições, coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa e marque alternativa que contém a sequência CORRETA.

  • A V V F
  • B V V F.
  • C F F V
  • D F V F
  • E V F V

Ainda sobre os PCNs, pode-se afirmar que: I- Visam ao desenvolvimento do potencial crítico do aluno e sua capacidade de perceber as múltiplas possibilidades de expressão linguística. II- Creditam ao professor a oportunidade de repassar conteúdos gramaticais, privilegiando o nível culto da língua, “como uma espécie de água cristalina e pura, que não deve ser contaminada”. III- Oportunizam meios para ampliar e articular conhecimentos e competências que possam ser utilizadas nas diversas situações de uso da língua. Analise as proposições e marque as afirmações adequadas. Está(ão) CORRETA(S), apenas:

  • A II
  • B I
  • C III
  • D I e II
  • E I e III