Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Lavras - Auxiliar de Enfermagem (2012)

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O texto tem o objetivo prioritário de esclarecer

  • A a causa do baixo rendimento escolar de alunos que frequentam a escola pública.
  • B a inaptidão dos alunos de ensino fundamental quanto à habilidade da escrita.
  • C um prejuízo que a mídia acarreta para a alienação do estudante atualmente.
  • D uma das causas da defasagem linguística de alunos do ensino fundamental.
A justificativa, deduzida pela leitura do texto, para a escolha do nome “Sintoma William Moreira” para o problema de aprendizagem apontado é: 
  • A A ideia sugerida no nome, conectada ao conceito de loucura, traz para a problemática abordada certo teor científico e reforça a credibilidade da ideia trabalhada.
  • B Ao apontar dois grandes nomes da TV, Carlos Perktold sugere que o problema, bastante abrangente, se deve à exposição excessiva à linguagem televisiva.
  • C A fusão de dois famosos nomes do telejornalismo sugere a facilidade de acesso do aluno à linguagem jornalística como causa para o problema.
  • D Por meio da deficiência detectada pela pesquisa feita, é possível confirmar que a Rede Globo é responsável pelo mau rendimento escolar brasileiro.
O título do texto é bem sugestivo ao se referenciar à famosa frase da filosofia de Descartes: “penso, logo existo”.

Pela correlação entre o objetivo central do texto e seu título, percebe-se
  • A uma crítica à situação de manipulação que algumas emissoras de TV sensacionalistas exercem sobre seus telespectadores.
  • B uma reafirmação de que o que move o estudante hoje é o pensamento lógico presente em quem não se deixa levar por pensamentos alheios.
  • C a inquietação de determinados indivíduos que fazem das verdades publicadas pelas emissoras de TV os seus princípios de vida.
  • D a excessiva exposição de estudantes brasileiros a programas de televisão como decorrência da supervalorização das imagens na atualidade.
“Assisto, logo existo”.
A classificação CORRETA da segunda oração na frase acima é: 
  • A subordinada adverbial causal
  • B subordinada adverbial consecutiva.
  • C coordenada conclusiva.
  • D coordenada explicativa.
“Num piscar de olhos estávamos de volta à estrada principal. Cento e setenta quilômetros por hora, direto sem escalas, cidades adormecidas, tráfego nenhum, um trem da Union Pacific deixado para trás, no luar”.
(Jack Kerouac, adaptado) 
O uso da vírgula no trecho grifado acima, ao invés da presença frequente de verbos, transmite ideia de 
  • A velocidade
  • B demora.
  • C atraso.
  • D interrupção.