Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Itapiranga - Professor - Matemática (2020)

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De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, dentre os princípios mais gerais que orientam a reformulação curricular do Ensino Médio, não está correto:

  • A Aquisição de conhecimentos básicos.
  • B Acúmulo de conhecimentos.
  • C Preparação científica.
  • D Capacidade de utilizar as diferentes tecnologias.

Para que se alcancem os objetivos propostos para o Ensino Médio, conforme exposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, há necessidade de se romper com os modelos tradicionais. A este respeito, leia os itens abaixo:
I. A perspectiva é de uma aprendizagem permanente, de uma formação continuada, considerando como elemento central dessa formação a construção da cidadania em função dos processos sociais que se modificam;
II. Prioriza-se a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
III. Há o que justifique memorizar conhecimentos, ainda que superados ou cujo acesso é facilitado pela moderna tecnologia;
IV. O que se deseja é que os estudantes desenvolvam competências básicas que lhes permitam desenvolver a capacidade de continuar aprendendo.
Está correto o que se afirma apenas em:

  • A I, II e IV.
  • B I e III.
  • C II e IV.
  • D II, III e IV.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os educadores matemáticos apontam como ponto de partida da atividade matemática, e não a conclusão, a:

  • A Exposição de conteúdos.
  • B História da matemática.
  • C Resolução de problemas.
  • D Reprodução de conhecimentos.

Com relação ao relacionamento professor e aluno, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, analise:
(__) O professor deve apresentar o conteúdo oralmente, partindo de definições, exemplos, demonstração de propriedades, seguidos de exercícios de fixação e aplicação;
(__) O aluno é agente da construção do seu conhecimento, pelas conexões que estabelece com seu conhecimento prévio num contexto de resolução de problemas;
(__) O professor atua como organizador ao estabelecer as condições para a realização das atividades e fixar prazos, respeitando o ritmo de cada aluno.

  • A V – V – F.
  • B F – F – V.
  • C V – F – F.
  • D F – V – V

Leia o texto abaixo. “O tempo é sempre colocado como um problema a ser enfrentado pela equipe escolar. Falta tempo para se ensinar tudo o que é necessário, falta tempo para um convívio escolar mais intenso, falta tempo para trabalhar coletivamente, seja no planejamento das atividades escolares, seja dentro da sala de aula. Falta tempo para ouvir os alunos, os pais, prestar atenção neles. Falta tempo, finalmente, para olhar para o próprio trabalho e para redirecioná-lo”.
(Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 1998.).

A este respeito, assinale a alternativa correta.

  • A A garantia de jornadas diárias mais longas para os alunos e de horários especiais para o trabalho conjunto dos professores são metas dissociadas da qualidade de ensino.
  • B O professor não tem papel de orientador do uso do tempo.
  • C A organização do planejamento das aulas reduz a improvisação que, muitas vezes, é um dos fatores da falta de tempo.
  • D O aluno precisa aprender a controlar o tempo de realização de suas atividades, ou seja, deve ser arbitrado a respeito de como e quando atuar na escola.