Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Itapiranga - Professor - História (2020)

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O estudo histórico apresenta, hoje, diferentes abordagens para tratar um mesmo tema, fato ou conceito. Sobre tal iniciativa, é importante considerar que:

  • A É importante para que o aluno perceba que em cada tipo de descrição, a visão, motivos e a intenção de quem conta a história muda.
  • B Durante as aulas, o professor deve ser capaz de apresentar todas as maneiras de ver a história, demonstrando qual a correta.
  • C O professor não deve favorecer o acesso a documentos oficiais, reportagens de jornais e revistas e a outras fontes, porque isso só cabe aos pesquisadores e historiadores.
  • D Deve-se evitar que a turma assista a filmes e documentários, visite museus e entreviste os atores que vivenciaram os acontecimentos estudados, uma vez que a história oral não é indicada para ser vivenciada na escola.

A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História (PCNs) é proporcionar ao professor uma visão clara sobre o ensino desta disciplina, bem como seus principais objetivos. Sobre os PCNs de História, é correto afirmar que:

  • A Os conceitos históricos, dependendo das escolhas didáticas como o desenvolvimento de capacidades intelectuais autônomas, que definirá a constituição da identidade social do alunado.
  • B Neste documento pedagógico há três conceitos que estarão presentes em todos os anos de escolaridade, fato histórico, sujeito histórico e o tempo histórico.
  • C Na leitura do documento se evidencia a preocupação com um ensino de História que desenvolva um pensamento geral e centralizado.
  • D A proposta dos PCNs é trabalhar com eixos temáticos nos quais o aluno terá uma visão única sobre o passado e o presente.

Este documento organiza e articula ações necessárias para a efetivação do Projeto Político-Pedagógico, e também é construído de forma coletiva, classificado como:

  • A Proposta curricular.
  • B Regimento escolar.
  • C Diretrizes internas institucionais.
  • D Plano de ação escolar.

O Projeto Político Pedagógico é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo que será desenvolvido na escola. Sobre o PPP, considere as seguintes afirmações:
(__) Ele é produzido com participação da comunidade escolar e implementado pelos dirigentes da escola, responsáveis pela sua execução;
(__) O PPP visa instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que tem origem em prescrições externas à escola;
(__) Ele deve explicitar princípios baseados na centralização das decisões e no estímulo à execução dos objetivos por um grupo minoritário;
(__) É um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, que não é descritiva ou constatativa, mas é constitutiva.
Considerando-se que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso a sequência correta das proposições acima é:

  • A V, F, F, V.
  • B V, V, F, F.
  • C F, F, V, V.
  • D F, V, F, V.

A avaliação escolar perde o sentido se não tiver como objetivo o desenvolvimento do aluno e o estímulo de seu potencial. No que se refere à questão da avaliação para a disciplina de História, é importante considerar que:

  • A É importante apenas a consideração do conhecimento do conteúdo, e deve-se excluir qualquer conhecimento prévio, hipótese e os domínios dos alunos.
  • B A avaliação deve mensurar simplesmente fatos ou conceitos assimilados.
  • C Ao professor coloca-se a função de identificar a apreensão de conteúdo, noções, conceitos, procedimentos e atitudes dos estudantes, comparando o antes, o durante e o depois.
  • D O educador não deve avaliar seu desempenho como docente nas avaliações, uma vez que há outras possibilidades de obter esse diagnóstico a fim de saber como atuar no processo de aprendizagem dos alunos.