Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Agudo - Fiscal (2015)

Limpar Busca

Quanto ao uso dos Porquês, assinalar a alternativa que preenche a lacuna do texto CORRETAMENTE:

  • A Porque
  • B Por quê
  • C Por que
  • D Porquê

Em relação ao texto, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A Memória só registra acontecimentos após os quatro anos de idade porque, com certeza, antes disso as lembranças são conflitantes, segundo a neurociência.
  • B Códigos linguísticos não fazem sentido para a memória depois que somos adultos.
  • C Os pesquisadores notaram que as crianças mais novas tiveram as mesmas memórias das mais velhas.
  • D Uma das teorias é de que, nos primeiros anos de vida, nosso cérebro ainda não estaria pronto para gravar memórias para a vida inteira.

Quanto ao texto, analisar os itens abaixo:

I - As lembranças mais claras não coincidem com o início da alfabetização, o que reforça a certeza de que os códigos linguísticos deveriam ser esquecidos.

II - As lembranças de acontecimentos da nossa primeira infância são esquecidas enquanto ainda somos crianças.

III - Eliminamos do inconsciente tudo aquilo que traz conflito ao mandar para a consciência, o que provoca medos e traumas pelo resto da vida.

Está(ão) CORRETO(S): 

  • A Somente os itens I e III.
  • B Somente os itens II e III.
  • C Somente o item II.
  • D Todos os itens.

Ao se passar para o singular o termo sublinhado do trecho “... as crianças da pesquisa contaram novamente as suas lembranças mais antigas e tiveram ainda que estimar quantos anos elas tinham quando tudo aconteceu.”, quantas outras palavras obrigatoriamente devem ser flexionadas a fim de se manter CORRETA a concordância?

  • A Três.
  • B Cinco.
  • C Duas.
  • D Quatro.

No trecho “... O aluno que dá valor à leitura e a aprender por meio dela adquire conhecimento de mundo rapidamente.”, o “a” sublinhado NÃO admite acento indicativo de crase, pois:

  • A Há a preposição “por” depois de “aprender”.
  • B Já há ocorrência de uma crase na frase.
  • C Não é seguido por uma palavra feminina.
  • D É seguido de um verbo.