Questões da Prova da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) - Vestibular - Segundo Semestre (2015)

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No Texto 1, as vozes a que o título se refere manifestam-se (assinale a alternativa correta):

  • A nas partes que compõem todo o ser do homem no momento de angústia.
  • B na dúvida do homem, dividido entre o bem e o mal.
  • C nas indicações intertextuais bíblicas em vários trechos ao longo do texto.
  • D na amargura da estrela que oprimia o homem em seu aspecto espiritual.

No Texto 1, “As vozes do homem”, há uma referência a estômago. Sobre esse tema, marque a alternativa correta:

  • A É um órgão do Aparelho Digestório que, nos seres humanos, promove a digestão mecânica dos alimentos, além de participar ativamente na digestão dos carboidratos.
  • B A pepsina é uma enzima digestiva secretada no estômago, que atua em meio ácido, desdobrando proteínas em peptídeos.
  • C No estômago, o bolo alimentar é transformado em quilo por ação de enzimas pancreáticas que, com o auxílio da bile, degrada as proteínas e os carboidratos, tornando-os aptos à absorção.
  • D A colecistocinina é um hormônio hepático que atua estimulando a contração da vesícula biliar. Juntamente com a tripsina, produzida no estômago, atua na digestão química de proteínas, gorduras e carboidratos.

O Texto 1 apresenta no seu primeiro verso uma das temáticas que norteiam bem a situação do homem contemporâneo: a angústia. É interessante observar que esse tema ganha força na atualidade, principalmente pelo viés do consumo. Veja o fragmento abaixo:


“Diante de um mercado forte e diversificado, o homem da sociedade contemporânea é continuamente bombardeado por sedutoras peças publicitárias que prometem bem-estar, status, conforto, projeção imediata e ilusão de segurança. Com a chegada das festas de fim de ano, a lógica do 'consumo, logo existo', segundo a qual o bem-estar é conquistado pela aquisição de produtos, se torna ainda mais evidente. Em casos extremos, a compulsão por compras pode se tornar patológica."
(Disponível em: http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/cons.... Acesso em: 3 jan. 2015. Adaptado.)


Sobre essa temática (angústia) que envolve o homem e o fragmento anterior, analise as proposições a seguir:

I- Nietzsche, um dos pensadores mais importantes do século XIX, retorna até os gregos para defender Sócrates; afinal, ele foi o primeiro a encaminhar a reflexão moral em direção ao controle racional das paixões. Ele orienta seus escritos na direção de subjugar pela razão as forças vitais, instintivas, pois só ela garante o bom e o valoroso. E, portanto, a razão consegue pôr um fim à angústia humana.


II- Kierkegaard, filósofo dinamarquês do século XIX, foi o primeiro a descrever a angústia como experiência fundamental do ser livre ao se colocar em situação de escolha. Para ele, a existência é permeada de contradições que a razão é incapaz de solucionar. A solução da contradição se daria pela paixão.


III- Na atualidade, vive-se a loucura de desejar. O consumo tem como objetivo deixar a pessoa descontente (angustiada) com o que já possui e desejar o que não precisa possuir. Os capitalistas têm como lema despertar nas pessoas a necessidade de comprar loucamente. E, para tanto, procuram fazer o homem se perder nos chamados desejos artificiais. Segundo Jacques Lacan, filósofo e psicanalista, o seu desejo parte do desejo do outro. Você não irá querer um Galaxy ou um Xbox 360 se o outro não tiver tal objeto. Para o desejo se constituir enquanto tal, existe a necessidade do outro. Para Lacan, “O desejo do homem é o desejo do outro".

IV-Hegel é um dos filósofos que ajudam a fortalecer a ideia Kierkegaardiana quando, em sua obra Fenomenologia do espírito, trata sobre como solucionar os conflitos do ser humano por meio do conceito. Hegel acredita e defende que a angústia precede o ato livre. Para ele, o ser humano é visto como ser existente.

Em relação às proposições analisadas, assinale a alternativa correta:

  • A somente os itens I e III são verdadeiros.
  • B somente os itens I e IV são verdadeiros.
  • C somente os itens II e III são verdadeiros.
  • D somente os itens II e IV são verdadeiros.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

No segmento do Texto 1 “e todas as maldições ressoaram tremendas" é feita uma menção figurada ao fenômeno físico da ressonância. Um exemplo de ressonância pode ser observado em um tubo sonoro que amplifica um som em uma frequência específica. Suponha um tubo com um êmbolo que, ao se mover, modifica a profundidade H da cavidade do tubo, como mostra a figura a seguir. Um diapasão de 500 Hz é posto para vibrar próximo à boca do tubo, fazendo que ele amplifique o som produzido, devido à ressonância. Considerando-se que a menor profundidade H em que ocorre a amplificação do som (ressonância) seja igual a 17 cm, e que as demais condições permaneçam inalteradas, podemos afirmar que:





I-O comprimento de onda será igual 34 cm.   

 II-O segundo harmônico ocorrerá quando a profundidade H for igual a 51 cm.

III-A velocidade do som nas condições locais será igual a 340 m/s.

IV- Se a profundidade máxima da cavidade do tubo for de 80 cm, então será possível observar um terceiro harmônico nesse tubo.


Com base nas sentenças anteriores, marque a alternativa em que todos os itens estão corretos:


  • A I e II.
  • B I, e IV
  • C II e III.
  • D III e IV

O Texto 1 faz menção, ainda que de forma figurada, à “mais amarga das estrelas", fazendo relações entre esses astros luminosos e situações adversas. Entretanto, no que se refere a nossa estrela, o Sol, sabemos que a existência da vida, tal como a conhecemos, bem como boa parte dos costumes das sociedades, são diretamente condicionadas às relações do Sol com o planeta Terra. Uma dessas condições refere-se ao horário de verão, que no Brasil é adotado como medida para economizar energia. Acerca do horário de verão e seus desdobramentos, analise as alternativas a seguir:


I-A adoção do horário de verão no Brasil se deve à distribuição predominante do seu território em altas latitudes.

II-As diferenças entre o período claro e o período escuro no final da primavera e durante o verão se devem à inclinação do eixo de rotação da Terra.

III-Embora tenha sua eficiência comprovada, o horário de verão teria sua eficácia aumentada se a população fosse melhor informada acerca da sua condição e seus benefícios.

IV-Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, se no período primavera-verão o Sol nasce mais cedo, no outono-inverno o Sol se põe mais cedo também.

Das assertivas apresentadas assinale o item em que todas estão corretas:

  • A I, II e III.
  • B I e III.
  • C I, III e IV
  • D II, III e IV.