Questões da Prova do Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras) - Técnico - Informática (2010)

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Os softwares são projetados por engenharia, não se desgastam e, em sua maioria, são desenvolvidos sob medida, com objetivos específicos, como o desenvolvimento de softwares comerciais de negócios usando linguagens de programação de alto nível, não procedimentais, que permitem ao programados especificar o que deve ser feito visando a um resultado imediato. Entre essas linguagens, incluem-se as linguagens de

  • A codificações físicas.
  • B lógicas condicionais.
  • C sistemas operacionais.
  • D banco de dados.
  • E fontes de informações.

Muito utilizada pelos engenheiros de software, a prototipação consiste na(o)

  • A análise dos custos e dos riscos de desenvolvimento, com base nos requisitos iniciais.
  • B coleta inicial dos requisitos e no planejamento do projeto, com base no grupo de programadores envolvidos.
  • C decisão de prosseguir ou não na direção de um sistema concluído, com base nos comentários do cliente.
  • D procedimento estruturado que avalia os requisitos finais de um sistema em fase de testes.
  • E processo que capacita o desenvolvedor a criar um modelo do software que será implementado.

Relacionado à programação de computadores, um algoritmo, seja qual for a sua complexidade e a linguagem de programação na qual será codificado, pode ser descrito por meio da

  • A reografia.
  • B criptografia.
  • C linguagem de marcação.
  • D engenharia estruturada.
  • E pseudolinguagem.

Toda applet Java possui uma área de tela para criar sua exibição denominada canvas, que é controlada por parâmetros inclusos em um(a)

  • A programa de edição de textos XML.
  • B link visual do método callstring().
  • C serviço flash que permite a visualização de textos.
  • D tag do documento HTML.
  • E parte do pacote paint do método form().

Com relação à programação em Java, para que a classe Graphics, que faz parte do pacote awt, possa ser usada em uma applet, é necessário que sejam incluídas, na parte superior do código da applet, as linhas

  • A convert.img.Graphics
    import Java.awt
  • B drawString.Graphics.class
    import Java.awt.*
  • C init Class.Graphics
    import Java.awt
  • D import Java.awt.Graphics
    import Java.awt.*
  • E import Java.Class.Graphics
    import Java.awt.