Questões da Prova do Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras) - Técnico - Logística de Transporte Júnior - Controle (2010)

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Os recipientes utilizados na movimentação e no transporte rodoviário de produtos combustíveis, corrosivos, oxidantes e tóxicos, construídos em alumínio, aço-liga ou inoxidável, são

  • A carregados apenas por ação da força da gravidade.
  • B desprovidos de isolamento térmico e têm capacidade para até 20.000 litros.
  • C dotados de estruturas internas para segurança e reforço circunferencial
  • D equipados com válvulas de alívio ativadas a 95% da pressão de projeto.
  • E identificados, genericamente, pela expressão equipamentos para químicos.

O equipamento rodoviário para transporte de corrosivos difere do equipamento para produtos químicos, entre outras características, por ter

  • A efetiva proteção e nunca vazar pela escotilha ou pelo coletor de fundo.
  • B diâmetro menor devido à maior densidade daqueles produtos.
  • C acessórios internos que dificultam a descontaminação.
  • D facultado o uso de dispositivos de proteção contra tombamento.
  • E sua pressão máxima de trabalho admissível menor que a de descarga.

Em caso de troca de produto a ser transportado, não previsto na capacitação do equipamento de transporte de produto perigoso, o

  • A cliente deverá informar ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e solicitar guia de segurança para tráfego.
  • B condutor deverá ser substituído por especialista habilitado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
  • C fabricante deverá informar às Polícias Rodoviárias através de memorando.
  • D fornecedor deverá solicitar autorização de tráfego ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).
  • E proprietário do caminhão-tanque deverá solicitar requalificação ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).

Os equipamentos de transporte de gases altamente refrigerados

  • A devem ter seu tanque inspecionado semestralmente pelo DETRAN, para atestar a manutenção de sua capacidade operacional.
  • B envolvem a necessidade de isolamento térmico que é feito através de pressurização de ar entre os cascos interno e externo
  • C possuem dois tanques isolados termicamente, sendo, na maioria das vezes, o interno de aço inox e o externo de aço-carbono.
  • D rejeitam o aço-carbono como material do tanque interno, caso o mesmo se destine a transporte de dióxido de carbono liquefeito.
  • E são veículos autopropulsores cujo tanque de transporte é fabricado em casco único, com paredes resistentes a corrosão.

O componente dos equipamentos de transporte de produtos perigosos cuja função é a proteção contra choque de objetos estranhos, tombamento e acidentes, podendo ou não possuir tampa de fechamento, é o(a)

  • A cofre de expansão.
  • B disco de ruptura.
  • C domo.
  • D empalme.
  • E válvula de pressão.