Questões da Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IF-RR) - Bibliotecário Documentalista (2015)

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De acordo com as ideias do texto, analise as afirmativas abaixo.


I- A lei refere-se exclusivamente a ações nas escolas.

II- Fica explícita no texto a ideia referente à necessidade de realização de campanhas educativas.

III- A lei apresentada no texto incita a punição dos envolvidos.


Assinalando com V, para VERDADEIRA, ou F, para FALSA, nas afirmativas I, II e III, teremos, respectivamente:

  • A F, F, F
  • B F, F, V
  • C V, F, F
  • D F, V, F
  • E V, V, F

Leia o fragmento retirado do texto: "A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que institui o programa de combate ao bullying. O texto que foi publicado nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União, prevê que as escolas, clubes e agremiações recreativas desenvolvam medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying."


No trecho, as ocorrências do vocábulo "que" correspondem, respectivamente, a:

  • A conjunção subordinativa integrante, conjunção subordinativa comparativa, pronome relativo.
  • B pronome substantivo indefinido, preposição, pronome substantivo indefinido.
  • C pronome relativo, pronome relativo, conjunção subordinativa integrante.
  • D conjunção subordinativa comparativa, conjunção subordinativa integrante, conjunção subordinativa comparativa.
  • E preposição, pronome substantivo indefinido, preposição.

Preencha as lacunas apresentadas no texto e marque a sequência correta:


[...] além de orientação e assistência psicológica, social e jurídica _______ vítimas e aos agressores.

Entre os objetivos do programa está __________ capacitação de docentes [...]

[...] causando dor e angústia ____ vítima em uma relação de desequilíbrio de poder entre ___ partes envolvidas".

  • A as, à, à, às
  • B às, à, à, as
  • C as, à, à, as
  • D às, a, à, as
  • E às, à, à, às

Observe:


De acordo com o texto da lei, a punição aos agressores deve ser evitada, tanto quanto possível, "privilegiando mecanismos e instrumentos alternativos que promovam a efetiva responsabilização e a mudança de comportamento hostil".


Considerando os ajustes necessários na reescrita e a manutenção do sentido, é possível iniciar o fragmento acima com:

  • A Porquanto
  • B Conquanto
  • C Uma vez que
  • D Porque
  • E Consoante

No fragmento retirado do texto: "Os entes federados poderão firmar convênios e estabelecer parcerias para implementar e executar os objetivos e diretrizes do programa.", a palavra "poderão" representa

  • A condição.
  • B possibilidade.
  • C tempo.
  • D finalidade.
  • E explicação.