Questões da Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IF-RJ) - Assistente Social (2010)

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A inserção do assistente social na área de educação pode ocorrer em diferentes níveis e modalidades como decorrência da
  • A particularidade da função pedagógica do Serviço Social.
  • B exigência de um profissional polivalente pela política educacional.
  • C particularidade da divisão social e técnica do trabalho da política educacional.
  • D exigência de um profissional especializado pela política educacional.
  • E particularidade das transformações na esfera produtiva.
A política de educação para Almeida (2005) não pode ser tomada como mero reflexo das mudanças no mundo do trabalho.
Para o autor, as transformações na esfera da cultura também produzem mediações importantes para a compreensão da dinâmica da política educacional, pelo fato de ela
  • A possuir uma função estratégica nos processos de disputa pela hegemonia na sociedade.
  • B ser responsável pelos processos de tomada de consciência social pelas classes fundamentais.
  • C se constituir no principal mecanismo de mobilidade social na sociedade capitalista contemporânea.
  • D servir como principal forma de difusão e reprodução dos valores hegemônicos em nossa sociedade.
  • E estabelecer as bases morais e intelectuais necessárias à superação da ordem burguesa.
Os programas de garantia de renda mínima e outros projetos sociais desenvolvidos na área de educação constituem importantes mediações para o trabalho do assistente social, visto que são hoje formas concretas de se assegurar (em)
  • A a assistencialização da política educacional.
  • B uma efetiva articulação entre as políticas de educação e assistência social.
  • C a presença do assistente social como profissional da área de educação.
  • D condições de acesso e permanência da população à educação escolarizada.
  • E a superação das dualidades do sistema educacional.
Almeida (2005) destaca que a compreensão do trabalho do assistente social no âmbito da política educacional requer considerar a educação para além de um campo de intervenção estatal.
O autor faz referência à educação como
  • A setor de política social.
  • B política pública.
  • C processo de trabalho coletivo.
  • D área social.
  • E instância da vida social.
As mudanças decorrentes do processo de reestruturação produtiva produziram diferentes perspectivas de compreensão da relação entre trabalho e educação.
Provocou forte impacto na definição da política de educação e, em particular, na flexibilização das modalidades de formação, o(a)
  • A conceito de polivalência.
  • B paradigma da empregabilidade.
  • C orientação tecnocracia.
  • D conceito de politecnia.
  • E noção de sociedade do conhecimento.