Questões da Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IF-RJ) - Administrador (2010)

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Leia estas afirmações e assinale a que melhor demonstra o contexto da Burocracia para o desenvolvimento administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

  • A A Burocracia não ajuda no desenvolvimento administrativo uma vez que sua existência, no contexto administrativo, gera morosidade e falta de objetividade no desempenho das tarefas.
  • B A Burocracia auxilia na rapidez das decisões pois, uma vez que cada um sempre sabe exatamente o que deve ser feito, nunca haverá divergências acerca das tomadas de decisão relacionadas a contingências administrativas.
  • C A Burocracia permite que se evitem situações de atrito interpessoal uma vez que, através das definições de cargos e tarefas, cada servidor conhece o que lhe é exigido, assim como os limites de sua responsabilidade.
  • D A Burocracia evita o nepotismo, pois as pessoas passarão a ocupar as funções disponíveis exclusivamente pelo critério antiguidade.
  • E A Burocracia parte da premissa da racionalidade, o que evita decisões passionais nos momentos decisórios, decorrentes das organizações formais existentes entre os servidores.

Assim que assume o cargo de Administrador, um servidor público recebe a função de Gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), departamento responsável pela integração dos projetos institucionais relacionados à Inovação Tecnológica – uma recente exigência às Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Responsável pela composição da equipe de trabalho que deverá ter um perfil multidisciplinar e pró-ativo, esse Gerente resolve adotar o modelo administrativo denominado APO (Administração Por Objetivos).

Nesse contexto da APO, assinale a alternativa que NÃO descreve corretamente as atitudes e as práticas a serem adotadas pelo Gerente.

  • A Informa à sua equipe e aos seus colaboradores que o NIT é um departamento novo na ICT e que, por causa disso, espera que todos os objetivos sejam alcançados em, no máximo um mês.
  • B Na primeira semana, marca uma reunião com a equipe para informar que está concedendo total liberdade de ação e que, como os objetivos já estão traçados e as atividades delegadas, os resultados serão, também, de responsabilidade da equipe.
  • C Ao assumir o cargo, marca uma reunião com a Reitoria e Pró-Reitoria da ICT para apresentar as propostas do NIT e angariar apoio institucional.
  • D Explica à equipe que, dadas as premissas da burocracia, os procedimentos exclusivamente operacionais devem ser detalhadamente descritos.
  • E Informa à equipe que a APO é uma técnica poderosa, mas que não é a solução de todos os problemas e que será muito importante o feedback da equipe durante todo o processo.

No desenho infraestrutural adotado pelos antigos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), havia unidades gestoras denominadas sedes e polos ligados a esta unidade, denominadas Unidades Descentralizadas de Ensino (UNEDs), com um só CNPJ e todo o processo administrativo das UNEDs ocorria pelas sedes. Com a transformação dos CEFETs em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), cada UNED passou a ser uma unidade gestora administrativamente independente com, inclusive, CNPJ próprio.

Assim, indique o desenho departamental mais adequado para essas duas situações distintas, respectivamente

  • A CEFETs – Departamentalização funcional / Ifs – Departamentalização por produto
  • B CEFETs – Departamentalização por projeto / Ifs – Departamentalização base-territorial
  • C CEFETs – Departamentalização por projeto / Ifs – Departamentalização funcional
  • D CEFETs – Departamentalização base-territorial / Ifs – Departamentalização funcional
  • E CEFETs – Departamentalização funcional / Ifs – Departamentalização processo

O novo administrador do IFRJ precisa descrever graficamente os processos de dois departamentos: o Departamento de estágio, onde há um funcionário desempenhando um determinado número de tarefas pré-definidas, e o Departamento de compras, onde há vários funcionários processando uma grande quantidade de processos, que envolvem diversos departamentos.

Então, a alternativa que apresenta a melhor ferramenta de descrição de procedimentos, considerando-se o mínimo necessário, é a seguinte:

  • A Departamento de Estágio – Organograma / Departamento de Compras – Gráfico de Gantt
  • B Departamento de Estágio – PERT/ Departamento de Compras – Cronograma
  • C Departamento de Estágio – Fluxograma Horizontal / Departamento de Compras – Cronograma
  • D Departamento de Estágio – Organograma / Departamento de Compras – Cronograma
  • E Departamento de Estágio – Fluxograma Vertical / Departamento de Compras – Fluxograma Horizontal

Ao se aplicar o Diagrama de Ishkawa, para verificar as possíveis causas da pouca eficiência de um determinado departamento com tarefas mais rotineiras, de um determinado IF, chegou-se a um fator inicial: a grande variação de duração no desempenho das tarefas pelos diversos funcionários do departamento.

Logo, indique qual destes estudos poderia efetivamente colaborar para a solução desse problema.

  • A Teoria de Campo de Lewin
  • B Estudo de Tempos e Movimentos
  • C Teoria do Zero Defeito
  • D Estudo dos Sistemas de Administração
  • E Estudo das Necessidades Humanas