Questões da Prova do (2019)

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Ao analisar a pintura de Cândido Portinari (Imagem 1), em seu contexto sócio-histórico, nota-se que o artista

  • A valoriza a mão-de-obra negra ao representar o corpo numa proporcionalidade clássica.
  • B apresenta uma crítica à destruição da natureza ao ressaltar a derrubada de árvores.
  • C enaltece a manutenção do trabalho escravo em regiões do interior do país.
  • D faz menção à mão-de-obra negra na agricultura e ao café como produto da economia.

Considerando o ponto de vista do autor e as interações entre os personagens, infere-se que

  • A o mendigo criticou o desempenho profissional da gari.
  • B a gari se resignou com a insistência do mendigo.
  • C a turista ficou indiferente à cena presenciada por ela.
  • D o mendigo deu uma esmola para a gari espontaneamente.
  • E a turista reprovou os comportamentos do mendigo e da gari.

Analise as afirmações abaixo e, depois, assinale a alternativa correta.
I – Os quatro poemas tematizam liricamente a passagem do tempo, valendo-se de recursos estilísticos diversos, apresentando, cada um, uma visão particular da vida. II – No texto IV, o eu lírico manifesta, na linguagem, o egocentrismo caro aos poetas da segunda geração romântica, levando ao extremo o foco da mensagem na figura do emissor, o que fica expresso, entre outros, pela recorrência do sinal de exclamação e pelo tom dramático assumido ao longo do poema. III – No texto I, como nos demais poemas de Drummond, fala um eu lírico comprometido com a esperança na vida, ainda que, nem sempre, esta pareça fácil, posição que se evidencia pela escolha de vocabulário simples e encadeamento frasal sem torneios sintáticos. IV – O poema de Bandeira, texto II, faz-se da dialética lírica que atualiza, esteticamente, o olhar da criança na experiência vital do adulto, processo que implica uma relação entre fatalismo da vida e saudosismo da memória do passado.
Estão CORRETAS as afirmações feitas apenas em:

  • A I, II, III e IV.
  • B II e III.
  • C I, II e IV.
  • D II, III e IV
  • E I e IV.

A partir da década de 1930, o movimento modernista brasileiro reforçou o debate sobre as questões sociais. Nesse contexto, a pintura de Cândido Portinari (Imagem 1) é representativa desse movimento por

  • A fomentar um projeto modernista com características globais.
  • B promover o diálogo entre a arte e a realidade local.
  • C ressaltar a presença constante da paisagem e do homem universal.
  • D utilizar técnicas clássicas para expressar a cultura nacional.

Nas gramáticas se encontra a informação de que há substantivos chamados comum de dois, sem distinção formal de masculino/feminino, por isso a identificação do gênero é feita pelo artigo ou outro determinativo que acompanha o substantivo. Assim a gari ( ℓ. 12) é feminino ao passo que o gari é a ocorrência do mesmo substantivo no masculino.

Esse mesmo mecanismo ocorre com

  • A mendigo ( .1).
  • B calçada ( .6-7).
  • C bolso ( .14).
  • D guaraná ( .18).
  • E turista ( .21).